Curso de Arquivologia da UEPB participa da 2ª Semana Nacional de Arquivos que será realizada de 4 a 9 de junho em todo o país
“Governança, memória e herança”, esse o tema que suscitará discussões durante as atividades da 2ª Semana Nacional de Arquivos, a ser realizada de 4 a 9 de junho, em todo o país, promovido pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa. Na Paraíba, o evento é organizado por meio de uma parceria entre os cursos de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fundação Casa de José Américo e Associação dos Arquivistas da Paraíba, com o apoio dos Centro Acadêmicos de Arquivologia da UEPB e UFPB.
A programação do evento conta com visitas técnicas, palestras, exibições de filmes, oficinas, mesas-redondas, sessões de comunicações orais de trabalhos acadêmicos e oficinas. Todas as atividades são ministradas por docentes e pesquisadores das instituições parceiras do evento voltadas à comunidade em geral. As atividades contam com a participação de docentes, discentes, técnicos-administrativos e pesquisadores da UEPB.
Na terça-feira, 5 de junho, às 8h30, no auditório do Campus V da UEPB será realizada a sessão do CineArquivo “Memória para uso diário”, filme que é dirigido por Beth Formaggini. Essa atividade é coordenada pelo professor Josemar Henrique de Melo, com o professor Henrique Elias Cabral de França como debatedor.
Sobre a Semana Nacional dos Arquivos
A 2ª Semana Nacional de Arquivos é um evento nacional que busca abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental do país. Trata-se de iniciativa inspirada na Semana Nacional de Museus, visando ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade e garantir o cumprimento da Lei 12.343/2010, referente ao Plano Nacional de Cultura (PNC), que tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Uma dessas ações está prevista na meta 28, destinada a ampliar a oferta de eventos e espaços voltados a atividades culturais e aumentar os estímulos para que os cidadãos frequentem mais arquivos, museus, bibliotecas, exposições, teatros, cinemas, espetáculos de dança e circenses, além de shows de música.
A primeira edição do evento em 2017 contou com a adesão de dezenas de instituições e de milhares de cidadãos, muitos tendo acesso pela primeira vez a instituições arquivísticas. O evento teve imensa repercussão nos veículos de comunicação, ampliando a vinculação dos arquivos às políticas culturais públicas, difundindo as próprias instituições, seus acervos e atividades junto à sociedade.
Confira a programação completa [wpfilebase tag=fileurl id=420 linktext=aqui /].