Coordenadoria de Relações Internacionais divulga edital do Programa de Bolsas Ibero-Americanas

19 de março de 2014

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou a chamada para seleção interna de alunos da Instituição que desejam se candidatar ao Programa de Bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação. No total, estão sendo oferecidas cinco vagas para um intercâmbio de seis meses em universidades da Espanha, Portugal ou Peru.

O programa acontece através de uma parceria entre a UEPB e o Banco Santander (Brasil) S/A, tendo em vista proporcionar aos alunos selecionados atividades acadêmicas e culturais em uma experiência internacional na Universidad de Granada (Espanha), na Universidade do Porto (Portugal) ou na Pontifícia Universidad Católica del Peru (Peru).

De acordo com o edital, será oferecida a cada graduando selecionado pelo Santander Universidades uma bolsa de estudos no valor de € 3 mil (três mil euros), o que corresponde, atualmente, a R$ 9,7 mil.

A seleção será dirigida pela CoRI, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e as bolsas serão concedidas aos candidatos vencedores entre três categorias: Geral (uma vaga para quem tiver o maior Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) da Universidade); Cotistas de Inclusão (maior CRE dentre as estudantes do sexo feminino e os de sexo masculino, pertencentes às cotas de inclusão); e Cotistas Universais (maior CRE dentre as estudantes do sexo feminino e os de sexo masculino pertencentes às cotas universais).

Os requisitos para candidatura, bem como a documentação exigida no ato da inscrição, podem ser conferidos no edital da chamada interna. Os cinco primeiros classificados devem comparecer à sede da CoRI, em Campina Grande, no dia 26 de maio, das 8h às 12h, munidos dos documentos exigidos, sejam originais ou autenticados.

As inscrições serão realizadas até o dia 11 de maio, no portal do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades, acessível por meio do endereço eletrônico http://www.santander.com.br/portal/wps/gcm/package/wps/universidades_11032014_87644.zip/index.htm. A divulgação prévia dos candidatos selecionados será feita até o dia 20 de maio.

Experiência internacional da UEPB com essas universidades

De acordo com o professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira, coordenador de Relações Internacionais da UEPB, o Programa Ibero-Americano auxilia a UEPB a consolidar algumas parcerias estratégicas e a fortalecer as relações, especialmente, com duas universidades européias com as quais se mantém contato frequente: a Universidad de Granada e a Universidade do Porto.

“A Universidade de Granada é a nossa primeira universidade estrangeira conveniada e, todo ano, recebemos alunos de graduação desta Instituição. Além disso, vários  de nossos docentes realizaram suas pós-graduações nesta universidade. Já com a Universidade do Porto mantemos, a partir do curso de Arquivologia, relações institucionais que redundaram em vários seminários, seja em Portugal ou na UEPB, com intercâmbio de professores”, explicou.

O professor também destaca que serão mantidas e fortalecidas as relações da UEPB com a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUC-Peru), promovendo a Cooperação Sul-Sul e a integração Latinoamericana. “Partimos da premissa que a política acadêmica internacional da UEPB pode e deve contribuir para uma integração sulamericana, latinoamericana, no âmbito da educação superior brasileira, na esteira, por exemplo, das iniciativas da União de Nações Sulamericanas (UNASUL) e da Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos (CELALC). Assim, agimos em consonância e promovendo a Política Externa Brasileira”, acrescentou.

Os intercâmbios da UEPB com o Peru tiveram início em 2012 e vêm se intensificando a cada ano. Até agora, oito alunos de graduação da UEPB foram cursar um semestre na PUC-Peru e mais dois irão no próximo semestre (todos bolsistas). Em contrapartida, a UEPB já recebeu cinco alunos peruanos que cursaram parte de suas graduações em cursos da instituição paraibana.

Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (83) 3315-3415 e do e-mail caii@uepb.edu.br.

Confira o edital.