Coordenadoria de Relações Internacionais da UEPB visita o Campus V e apresenta ações e projetos

20 de abril de 2016

Diante de uma lógica humanista, universal e cosmopolita, com uma forte tradição paraibana e nordestina, a Universidade Estadual da Paraíba busca proporcionar aos estudantes dos diversos cursos da instituição saberes e vivências que não estão presos a limites geográficos, quer seja por meio de iniciativas de intercâmbio, em projetos de pesquisa realizados em parceria com instituições internacionais, publicações em periódicos de outros países, entre outros.  Buscando difundir esses preceitos e divulgar as diversas ações da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que seguem esse encaminhamento, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) realizou, nesta quarta-feira, 19 de abril, nos turnos da manhã e noite, no Campus V, a “Caravana CoRI”.

Estiveram presentes no evento estudantes e docentes das graduações em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, que puderam conhecer as atividades desenvolvidas pela CoRI, e o plano de internacionalização da UEPB que é fundamentado em três grandes eixos: os cursos de línguas e as provas de nivelamento, os programas de mobilidade e os convênios com universidades internacionais.

Na oportunidade, foi feita a divulgação do Programa de Mobilidade Acadêmica da UEPB – PROMIN, que está em fase final de elaboração da proposta e prevê a oferta de bolsas para estudantes de graduação da instituição que terão a possibilidade de imersão no idioma e contato com a cultura de países como a Itália, Portugal, Peru e Espanha. Além deste programa, foram apresentadas outras iniciativas voltadas à mobilidade internacional que podem beneficiar discentes da UEPB como o Programa Santander Universidades, Fundação Botín e de bolsas TOP-Espanha, Ibero-Americanas e Luso-Brasileiras, além do Programa de Mobilidade Nacional ABRUEM-PMN.

Também foram expostas as possibilidades de cursos de idiomas e testes de proficiência ofertados pela instituição como suporte para que os estudantes possam desenvolver uma carreira acadêmica em outro país.

Durante o evento, o estudante do 8º período de Matemática da UEPB, Luan Costa Lima, contemplado durante a graduação no Programa de Bolsas Ibero Americanas para estudar parte do curso na Universidade de Granada na Espanha e recentemente aprovado para cursar o doutorado em Matemática na mesma instituição, no período de 2016 a 2020, compartilhou com os demais discentes a experiência como intercambista e os desafios de trilhar uma carreira acadêmica internacional.

“Inicialmente em passei por um choque cultural, acadêmico e linguístico, já que eu não sabia falar espanhol. Mas foi uma experiência bastante enriquecedora, pois eu pude ter contato com uma realidade diferente da que eu vivia, em outra universidade, tendo contato com outros pesquisadores. Acredito que vale a pena superar todas as barreiras, inclusive a da descrença que nós temos a respeito do nosso potencial, e buscar vivenciar um intercâmbio ou algo nesse sentido”, avaliou Luan.

A estudante do 2º período de Arquivologia Yara Andrade não conhecia a CoRI e as possibilidades de internacionalização que podem ser vivenciadas ainda durante o curso de graduação. “Eu já pensava em fazer um intercâmbio, porém, imaginava que isso só deveria ocorrer quando eu estivesse num doutorado. Mas durante o evento fomos informados que há oportunidades de cursar parte da nossa graduação em outra instituição no país e fora do Brasil, o que pode ser uma experiência bastante enriquecedora pois poderíamos ter contato com outras realidades e aprendizados inimagináveis”, ponderou.

Já a estudante do 4º período do Bacharelado em Relações Internacionais Márcia Morais declarou a satisfação em participar da Caravana CoRI, expôs o desejo de que essa iniciativa se torne uma prática constante na instituição possibilitando ao estudante obter mais informações sobre os programas de mobilidade internacional.

De acordo com coordenadora de Relações Internacionais da UEPB, a professora Maria Cezilene Morais, a Caravana é um projeto idealizado desde 2012, e que recentemente pôde ser executado, após cadastro da Pro-reitoria de Extensão da UEPB, com o objetivo de democratizar as informações e apresentar os serviços ofertados pela CoRI.

“Essa ação parte de uma política que estamos implementando de descentralização de nossas ações, e que se reflete inclusive nos editais de bolsas, que agora buscamos distribuir de forma igualitária entre todos os Campi da instituição, de forma a contemplar todos os Centros. Sentimos essa necessidade de conhecer melhor o nosso público e para isso precisaríamos ir até ele, e essa é a função da Caranava”, explicou Maria Cezilene.

A Caravana CoRI já passou pelos Campi de Lagoa Seca, Guarabira, Araruna, João Pessoa, e segue, no dia 27 de abril para Catolé do Rocha, dia 28 para Patos e encerra-se dia 29 de abril no Campus de Monteiro. Também estão participando dessa visita às unidades da Universidade Estadual da Paraíba jovens universitários da AIESEC, entidade reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), que buscam apresentar as principais atividades relacionadas à política internacional que são desenvolvidas pela UEPB.