Cooperação acadêmica: resenhas de edições remotas do Seminário de Saberes Arquivísticos são publicadas

15 de fevereiro de 2022

Realizadas a partir de uma rede de cooperação acadêmica que reuniu participantes e palestrantes do Brasil e exterior, as atividades do SESA online, eventos transmitidos pelas plataformas virtuais, em 2020 e 2021, como uma ação do programa de extensão “Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas” (SESA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), integram uma edição especial do periódico eletrônico Archeion (), vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A coordenadora do projeto SESA, professora Eliete Correia dos Santos, evidencia a importância desse tipo de iniciativa no sentido de fortalecer a rede de cooperação acadêmica e destaca que se trata de uma iniciativa pioneira que possibilita a difusão da Arquivologia e da Ciência da Informação a partir dessa rede de atores envolvidos nas produções.

“Convidamos palestrantes e participantes das atividades a fazerem resenhas sobre os eventos que realizamos com a proposta de encontrar Arquivistas, pesquisadores da Ciência da Informação, estudantes e associações em um único espaço, oportunizando dar voz a qualquer instituição que desejasse intercambiar conhecimento e experiências. Pensamos que, num período de tantas lives, as resenhas são oportunidades de registro de memória cujos sentidos são plurivalentes e polissêmicos no processo comunicativo entre indivíduos socialmente organizados. Fazer este registro é fundamental para difundir a Arquivologia, a Ciência da Informação e a cooperação acadêmica em tempos que aprendemos a partilhar a ciência virtualmente”, avalia a professora Eliete.

Os editores da Archeion também evidenciam que a cooperação acadêmica entre as Instituições envolvidas (UFPB e UEPB) é importante porque contribui para a divulgação científica da área e dar fôlego para outros estudos e colaborações, a partir do compartilhamento do conhecimento produzido entre os pares acadêmicos.

“A sociedade hiper conectada, típica da cibercultura e das tecnologias digitais, abre novas possibilidades para a comunicação e divulgação da ciência, à medida que propicia novos engajamentos dos atores científicos e midiatiza seus trabalhos, isso sim é uma característica importante da democratização e a popularização da ciência. Posto isto, incentivamos o acesso, o uso e o compartilhamento das Resenhas SESA, que tivemos a satisfação de lançar, e da Revista Archeion Online”, avalia a professora Patrícia Silva.

Lançada recentemente, esta edição do periódico reúne resenhas das palestras e workshops realizados durante os eventos promovidos pelo SESA. Foram contempladas nos trabalhos temáticas sobre o objeto científico da arquivologia, saberes relacionados à Ciência da Informação, o patrimônio documental, memorialístico e cultural do arquivo, dentre outras.

Texto: Juliana Marques