Consuni oficializa a criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocamentos Ambientais do CCBSA

22 de maio de 2014

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária a criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocamentos Ambientais (Nepda).

O Núcleo foi criado em abril de 2012, e, desde então, desenvolve as atividades no Campus V da UEPB, com a participação de docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, voltados ao estudo sobre deslocados ambientais e temáticas relacionadas.

Com a decisão o órgão busca captar recursos através de convênios com o governo federal para a realização de pesquisas, envolvendo migrações e deslocamentos associados ao meio ambiente, incluídos os seus reflexos no direito, na política e nas comunidades de migrantes e deslocados ambientais.

De acordo com a coordenadora do Nepda, professora Andrea Pacífico, a criação oficial do núcleo permitirá a oficialização de parcerias já existentes com instituições como a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e de York, no Canadá, que contribuem com as atividades do Nepda por meio do compartilhamento de dados de pesquisas, intercâmbio de saberes e doações de livros. Além disso, o órgão poderá submeter-se a editais nacionais de financiamento às pesquisas, o que promoverá uma projeção das atividades do núcleo.

Consolidado no cenário das Relações Internacionais, o Nepda atua nas linhas de pesquisa “Migrantes forçados e refugiados”, “Degradação ambiental e mudança climática”, “Regimes internacionais e proteção aos direitos humanos” e “Teorias de segurança aplicadas à migração”. Além das pesquisas o núcleo promove, com frequência, eventos e debates articulados às discussões nacionais na área de atuação do Nepda.

Após a realização de uma pré-conferência para a construção de propostas a serem encaminhadas, o Nepda contará com representação durante a audiência pública para discutir o Plano Nacional de Migração e Refúgio, que ocorrerá de 30 de maio a 1º de junho em São Paulo.

O Nepda também deverá participar, em dezembro deste ano, em Brasília, da Conferência Caratagena + 30, evento promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil, que se propõe a realizar um processo consultivo nos países da América Latina e Caribe para analisar os desafios contemporâneos na região para refugiados, deslocados internos e apátridas.

Além disso, o núcleo prossegue com pesquisas sobre Haitianos no Brasil e deslocados ambientais do sertão do nordeste brasileiro, atividades que envolvem os pesquisadores do Nepda, além de discentes da graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB.