Conselho Superior Universitário da UEPB aprova a criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que funcionará no Câmpus de João Pessoa
Em reunião realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (8), o Conselho Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, a criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que funcionará no Câmpus V da UEPB.
Em seu parecer a relatora, a professora Alessandra Teixeira, apresentou dados que evidenciam a necessidade de valorização e oferta de vagas na educação superior pública, destacou a relevância da proposta apresentada e o fato de que, segundo estudo técnico que compõe a propositura, a implantação da referida licenciatura não acarretaria em ônus para a instituição uma vez que o corpo docente será o mesmo do bacharelado em Ciências Biológicas, além da secretaria de curso e estrutura necessária que seriam compartilhados. Assim, a conselheira votou favoravelmente à criação do curso. “Considerando que o papel da universidade pública é formar profissionais necessários para o desenvolvimento econômico e social do país e isso implica em decisões sobre criação de vagas eu sou de parecer favorável à criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus V da UEPB”, declarou.
A aprovação do curso é o primeiro passo para a implantação que deve ocorrer após a apreciação do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), e deliberações de ordem acadêmica e administrativa. De acordo com a diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professora Jacqueline Echeverría Barrancos, a aprovação desse curso é motivo de alegria para a comunidade acadêmica do Câmpus V e para a sociedade paraibana que em breve terá a disposição mais um curso superior gratuito e de qualidade.
“Para nós é uma vitória porque vivemos por muito tempo com dificuldades para crescer por conta das limitações de espaço. Agora que temos melhores condições de abrigar novos cursos, podemos dar prosseguimento a esse projeto que vínhamos discutindo há bastante tempo. Mesmo em condições tão adversas, limitações orçamentárias, podemos cumprir com o papel social da Universidade. Considerando que apenas uma instituição pública em João Pessoa oferece o curso de licenciatura em Ciências Biológicas com a oferta de 20 vagas por semestre, a aprovação deste curso gratuito preenche uma lacuna e segue em consonância com a política do Governo do Estado da Paraíba de investimentos em formação de profissionais para atuar na educação paraibana. Ainda temos um percurso a percorrer com a deliberação no Consepe, e temos que pensar como se dará o ingresso dos discentes, se será via SISU ou com um edital específico no próximo semestre, ainda estamos estudando as possibilidades” esclareceu a diretora do CCBSA.
O Campus V da UEPB já conta com um curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, criado em 2007 e em funcionamento desde 2008, no período diurno, com o objetivo de formar profissionais com sólidos conhecimentos em Biologia, preparados para conhecer a diversidade biológica e seus níveis de organização para a construção de uma visão ampla dos diversos aspectos dos problemas ambientais e suas implicações sociais. A estrutura atual do curso conta com 11 laboratórios: didático, de Anatomia, Ictiologia, Sistemática de Collembola, Síntese e Vetorização de Moléculas, Ecologia, Botânica, Ecofisiologia Animal (LEFA), Laboratório de Biologia Molecular (LBM), Laboratório de Peixes e Conservação Marinha (LAPEC) e Laboratório de Estudos Sociológicos (LABES).
A licenciatura em Ciências Biológicas deverá funcionar no Câmpus de João Pessoa no período noturno com uma carga horária total de 3.210 horas com a proposta de formar professores de Ciências e de Biológia aptos a atuar na educação básica.
Texto: Juliana Marques