Congresso Universitário inicia nesta quarta-feira (6) no Câmpus V com Feira das Profissões e uma vasta programação

5 de novembro de 2024

 

Com a temática “Inovação e Transformação: a agenda 2030”, o 4º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve reunir, de 6 a 8 de novembro, no Câmpus V da UEPB, uma vasta programação de atividades científicas e culturais voltadas à comunidade acadêmica e público de escolas localizadas no entorno ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA).

O primeiro dia de evento conta com a Feira das Profissões, que será realizada no hall do bloco de salas de aula do CCBSA, das 8 às 17h, e contará com stand dos cursos de graduação em Arquivologia, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Relações Internacionais, e os tecnólogos de ciência de dados e análise de desenvolvimento de sistemas, vinculados ao Projeto Limite do Visível.

Também no primeiro dia de Congresso, nos turnos da manhã, tarde e noite, será realizado o FARPAS, que nessa 8ª edição ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, em concomitância com o Congresso da UEPB, e conta com oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais em torno da temática “Ser sustentável é urGENTE”. Deve integrar as atividades estudantes de escolas do bairro do Cristo e entorno, como a Escola Padre Pedro Serrão, Liliosa Paiva Leite e Orlando Cavalcanti Gomes.

Integra a programação do Congresso, ainda, o 31º Encontro de Iniciação Científica (ENIC), que conta com apresentação de pesquisas de discentes do CCBSA ocorrendo de forma presencial e remota, e a 8ª edição do Seminário de Extensão (SEMEX), que ocorrerá de forma remota com a apresentação de projetos e programas de extensão. Além disso, serão realizados sessões do cineclube, café literário, uma exposição interativa acessível e as mostras “Moradores de rua: um grito em ‘clicks’ por Visibilidade, Cidadania e Memória” e “PAPÉIS DA VIDA: ARQUIVOLOGIA NA TRILHA DOS DOCUMENTOS DE MORADORES DE RUA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA”.

Durante o Evento também ocorrem as oficinas “Desinformação: pensar, agir, intervir”; “Desvendando o mundo das plantas através da mobgrafia”; “Empreendedorismo para formalizar negócios” e “Introdução à paleografia”; a palestra “Vivências em foco: a cultura organizacional na arquivologia”, e o ciclo de debates “Múltiplos olhares sobre questões ambientais nas relações internacionais”.

Texto: Juliana Marques