Congresso Universitário é realizado no Câmpus V com diversas atividades voltadas à comunidade universitária e de escolas do entorno

11 de novembro de 2024

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com a temática “Inovação e Transformação: a agenda 2030”, o 4º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi realizado, de 6 a 8 de novembro, no Câmpus V da UEPB, com uma vasta programação de atividades científicas e culturais voltadas à comunidade acadêmica e público de escolas localizadas no entorno ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA).

O primeiro dia de evento contou com a Feira das Profissões, realizada no hall do bloco de salas de aula do CCBSA, com stands dos cursos de graduação em Arquivologia, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Relações Internacionais, e dos tecnólogos de Ciência de Dados e Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS), vinculados ao Projeto Limite do Visível.

Para a estudante do 3º período de ADS, Geovana Andrade, egressa da rede pública estadual, que apresentava o Curso para os estudantes de escolas que visitaram a Feira, integrar o Congresso da UEPB e poder demonstrar para quem visitava o local as possibilidades de crescimento e as oportunidades na área de Tecnologia da Informação, foi gratificante.

“O curso foi uma grande oportunidade que surgiu para mim e eu espero poder passar para as pessoas que visitam a feira como pode ser uma experiência gratificante desenvolver esses novos conhecimentos numa área tão vasta. De minha parte, pretendo atuar na área de desenvolvimento de softwares, desenvolver códigos, projetar, programar, criar um site do começo ao fim. E fico muito grata de poder compartilhar essa minha vivência com estudantes que têm curiosidade de saber como é o curso”, avalia Geovana.

Também no primeiro dia de Congresso, nos turnos da manhã, tarde e noite, ocorreu o Festival de Artes e Participação Social (FARPAS), que nessa 8ª edição foi promovido nos dias 5 e 6 de novembro, em concomitância com o Congresso da UEPB, e contou com oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais em torno da temática “Ser sustentável é urGENTE”. As atividades envolveram estudantes de escolas do bairro do Cristo e entorno, como a Escola Padre Pedro Serrão, Liliosa Paiva Leite e Orlando Cavalcanti Gomes.

O evento contou com a participação das atrações culturais VexDJ, Claudinha Summer, Digzin, Margaridas em Fúria, Jumento Morte e Traça de Arquivo. Também durante o Farpas, foi realizada uma apresentação do corpo coreográfico e grupo de teatro Kairós, da Escola Padre Pedro Serrão, encenando o espetáculo “Minhas Marias”.

Integraram a programação do Congresso, ainda, o 31º Encontro de Iniciação Científica (ENIC), que contou com apresentação de pesquisas de discentes do CCBSA ocorrendo de forma presencial e remota, e a 8ª edição do Seminário de Extensão (SEMEX), que ocorreu de forma remota com a apresentação de projetos e programas de extensão.

Além disso, foram realizadas sessões do Cineclube, café literário, uma exposição interativa acessível e as mostras “Moradores de rua: um grito em ‘clicks’ por Visibilidade, Cidadania e Memória” e “Papéis da vida: Arquivologia na trilha dos documentos de moradores de rua da cidade de João Pessoa”.

Durante o Evento também ocorrem as oficinas “Desinformação: pensar, agir, intervir”; “Desvendando o mundo das plantas através da mobgrafia”; “Empreendedorismo para formalizar negócios” e “Introdução à paleografia”; a palestra “Vivências em foco: a cultura organizacional na arquivologia”, e o ciclo de debates “Múltiplos olhares sobre questões ambientais nas relações internacionais”.

Texto e fotos: Juliana Marques