Congresso Universitário da UEPB reúne diversas atividades no Câmpus V voltadas à comunidade acadêmica e população em geral

31 de outubro de 2023

Minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, palestras, mesas de debate, atividades culturais, essas são algumas das atividades que serão promovidas durante o 3º Congresso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que em 2023 ocorre entre os dias 6 e 10 de novembro de forma descentralizada e híbrida. O evento reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas e voltadas a discentes, docentes, categoria técnica-administrativa e comunidade em geral.

A terceira edição do Congresso Universitário é promovida, de forma colaborativa, pelas pro-reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão e Estudantil, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e representações de cada centro da UEPB. Esta iniciativa busca oportunizar o compartilhamento de saberes, debates e discussões enriquecedoras nas várias áreas do conhecimento dando visibilidade à produção acadêmica, científica e cultural.

Compõem a programação do Congresso no Câmpus V atividades com temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável na Amazônia; as diferentes formas de assédio e proteção às vítimas; os muros do mundo contemporâneo; dissecação humana; as línguas no contexto das Relações Internacionais; paleografia, desafios e impactos da poluição por microplásticos, dentre outras.

Além da programação específica promovida no Câmpus V, durante o Congresso serão realizados o 30º Encontro de Iniciação Científica (ENIC), o 7º Seminário de Extensão (SEMEX), o 9º Encontro de Iniciação à Docência (ENID), a Mostra de Estágio supervisionado, palestras, dentre outras atividades que serão transmitidas pelo canal da UEPB no YouTube.

O diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da UEPB, professor Cleber Salimon, pontuou os diferenciais desta 3ª edição do Congresso Universitário da UEPB e as temáticas contempladas nas diversas atividades que ocorrerão durante o Evento.

“A descentralização do Evento permite que cada Câmpus, além de participar das atividades gerais, como ENIC, ENID, SEMEX entre outros, possam também incluir seus eventos próprios e emblemáticos, como temos aqui no Campus V, o FARPAS. Esta descentralização, como tudo na primeira vez, trouxe alguns percalços e atrasos, mas o ganho de fazermos um evento nesta modalidade é muito grande e temos capacidade de superar as dificuldades iniciais. Aqui no Câmpus V teremos várias atividades, abordando vários temas como assédio, saúde, ancestralidade e hiperconectividade, desafios do ensino superior, contemporaneidade do mundo e outras questões internacionais. Serão cinco dias de muitas atividades, inclusive com música ao vivo e DJs. É uma ótima oportunidade para estudantes, técnicos e docentes terem vivências acadêmicas que extrapolem o cotidiano”, avalia o professor Cleber.

Farpas

Com ações diversificadas que buscam apresentar temáticas relacionadas ao cenário sociocultural a partir de uma perspectiva plural e inclusiva, que é a marca do evento, a 7ª edição do Festival de Artes e Participação Social (FARPAS) será realizada como parte da programação do Congresso Universitário da UEPB, e em 2023 dialoga com a temática “Da ancestralidade à hiperconectividade”.

Compõem a programação do Farpas rodas de conversa; oficinas de produção de fanzines, cordéis, xilogravura, produção de audiovisual com celular, danças urbanas, desinformação, colagem em papel, podcast, macramê; intervenções artísticas; sessões de cineclube; exposições; espetáculos teatrais e shows musicais, dentre outras ações.

De acordo com o idealizador e organizador geral do Farpas, professor Henrique França, neste ano o Festival realiza 40 atividades simultâneas, o que faz com que se torne um desafio gerenciar ações, convidados e participantes. O docente também destaca que neste ano a comunidade de duas escolas públicas do entorno do CCBSA participa das rodas de conversa, oficinas e demais atividades e apresenta espetáculos para o palco do Farpas. Professor Henrique celebra a realização de mais uma edição deste Evento que está consolidado no calendário institucional.

“É gratificante ver o nosso Câmpus pulsando encontros, afetos, inquietações, aprendizagens. A equipe de organização está trabalhando muito para que tudo fique o mais vibrante, divertido e marcante possível. Por isso, queremos convidar estudantes, docentes, técnicas e todo o pessoal terceirizado do Campus V a estar conosco nessa celebração do aprendizado, da vivência acadêmica e da transformação social pela ação. Importante dizer: mesmo quem não conseguir fazer inscrição antecipada deve vir ao Farpas. haverá lugar para todas as pessoas que vierem celebrar conosco”, convida o professor Henrique.

Para a bolsista do Farpas, a estudante de Relações Internacionais Safira Luz, testemunhar o crescimento contínuo do Festival e ver as ideias se concretizando é gratificante. A discente aguarda com expectativa o início desta edição do Evento.

“Esta é a minha segunda edição envolvida, e a cada vez fico maravilhada com a riqueza da cultura que o Festival oferece. O FARPAS tem a habilidade única de abordar conteúdo sério utilizando a linguagem da arte, tornando-o acessível a uma ampla audiência. Estou ansiosa e cheia de expectativas para a sétima edição do Festival FARPAS, na esperança de que toda a comunidade se envolva de maneira profunda e significativa. Será, sem dúvida, um evento memorável, repleto de diálogos instigantes e manifestações artísticas impactantes”, declara Safira.

As atividades ocorrem presencialmente no hall do prédio da Central de aulas, salas, miniauditórios e auditórios do CCBSA. As inscrições ocorrem de forma presencial no Câmpus V junto à comissão organizadora do evento.

Outras informações: farpascomunicacao@gmail.com / Instagram: @farpas.uepb

Acesse a programação completa do Congresso da UEPB no Câmpus V aqui.

Texto: Juliana Marques