Curso de Arquivologia participará da assembleia de fundação da Associação dos Arquivistas da Paraíba

12 de novembro de 2013

1426155_527830893973583_509090977_nUm marco histórico para a área de Arquivologia no Estado da Paraíba e que terá o envolvimento direto da comunidade acadêmica do Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba será a Assembleia Geral para fundação da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), que ocorre nesta terça-feira, 19 de novembro, às 18h, no Auditório Academia Paraibana de Letras, na Rua Duque de Caxias, 25, Centro, João Pessoa.

Durante o evento será apresentado o Estatuto e Regimento Interno da AAPB, haverá a institucionalização da associação e eleição da diretoria geral e dos conselhos fiscal e de ética. O evento reunirá coordenadores de cursos, docentes, discentes e profissionais da área.

Criado em 2006, o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba foi pioneiro na Paraíba, segundo curso da área no Nordeste e, após sete anos de sua criação, mais uma vez participa desse momento emblemático para a área de Arquivologia que é a fundação da Associação.

De acordo com a presidente da Comissão Provisória da AAPB e professora da UEPB, Esmeralda Porfírio Sales, a ideia de criação dessa associação surgiu em 2010, época em que a UEPB recebeu o presidente do Sindicato e Associação de Arquivistas do Rio de Janeiro, Daniel Beltran, que, na ocasião, colaborou com as novas perspectivas de organização de classe que surgiam na Paraíba. Desde então, foram realizadas reuniões para discutir a criação desta associação, estatuto, regimento entre outras questões.

A entidade atua com o intuito de fortalecer uma representatividade profissional num Estado que conta com dois cursos de Arquivologia que já conta com vários profissionais atuando no mercado de trabalho e que, muitas vezes, esbarram em problemas como o desconhecimento da sociedade sobre a importância da atuação destes profissionais nas empresas.

A Paraíba não possui nenhum conselho ou sindicato que represente os arquivistas do Estado. Isto implica na falta de fiscalização dos arquivos paraibanos, pouca divulgação junto à sociedade sobre o perfil e a importância do arquivista nas instituições, desmobilização de estudantes e profissionais da área na luta por causas comuns à categoria, entre outros problemas. Com a fundação da AAPB a categoria busca reverter esse quadro e possibilitar um melhor ambiente de atuação dos arquivistas no estado.