Comissão eleitoral divulga nota com esclarecimentos sobre a necessidade de remarcação das eleições do CCBSA

3 de dezembro de 2020

NOTA N°2 DA COMISSÃO ELEITORAL SOBRE O CANCELAMENTO DA VOTAÇÃO OCORRIDA DIA 2 DE DEZEMBRO E NECESSIDADE DE REMARCAÇÃO DE NOVA DATA DE ELEIÇÃO

A Comissão Eleitoral responsável pela condução dos processos eleitorais junto à comunidade acadêmica do CCBSA, campus V da UEPB para escolha de Diretor(a) e Diretor(a) Adjunto(a) do CCBSA; representantes docentes (titular e suplente) para o CONSEPE; e Coordenador(a) e Coordenador(a) Adjunto dos cursos de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais para o próximo biênio vêm a todos esclarecer os acontecimentos que levaram ao cancelamento da votação ocorrida nessa última quarta-feira, dia 2 de dezembro, e à necessidade de realização de uma nova eleição.

De acordo com a nota emitida nesta quarta-feira (02) pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi observado que ocorreu um erro humano, já identificado, no processo de alimentação do programa responsável pela votação (Helios Voting). E ao invés dos eleitores terem sido separados por segmentos universitários (estudantes, técnicos-administrativos e docentes), cada um com seu peso em cada um dos processos eleitorais, todos foram inseridos com o mesmo peso em cada uma das eleições.

Esse erro, impediu a possibilidade de totalização dos votos, considerando a proporcionalidade prevista na Resolução 003/2008 que rege os processos eleitorais no âmbito da UEPB.

Informamos ainda que todos votos são criptografados, de forma que é impossível identificar qual eleitor votou em qual candidato (garantia de sigilo). Esse fato impede que, por exemplo, uma comissão independente possa fazer uma contagem individual dos votos recebidos em cada processo.

Os pseudônimos de eleitor e código de confirmação, recebidos após a votação nos e-mails individuais, permitem apenas confirmar que cada voto foi inserido corretamente na “urna” em situações específicas. Assim, permite saber, por exemplo que o eleitor hipotético XX27 votou numa determinada eleição. Porém de forma alguma é possível saber se esse eleitor votou na chapa A, ou chapa B, votou em branco ou anulou seu voto.

De maneira mais didática possível, e fazendo uma analogia às eleições presenciais feitas nos anos anteriores em urnas físicas, seria como se todos eleitores tivessem depositado seus votos em uma urna, sem identificação de cores das cédulas, e dessa forma a mesa apuradora não teria condições de separar os votos por segmentos. Para os que não acompanharam outras eleições presenciais na UEPB, o mais comum é que cada segmento universitário realize seu voto em uma cédula de cor diferente e, no processo de apuração, os mesários separem as cédulas por cores, permitindo contabilizar o total de votos por segmento. Porém, diante da impossibilidade realização do pleito de forma presencial esse processo precisa ser simulado pelo sistema, o que, por uma falha humana, não foi feito.

Dessa forma, reiteramos e revalidamos a confiabilidade e segurança do Sistema Helios Voting para condução do processo eleitoral, que não pode ter sua segurança e confiabilidade questionada na ocorrência de uma falha humana.

Hoje mesmo já foi reiniciada a reconfiguração do sistema com a inclusão das listas de eleitores separando-os por segmentos, o que permitirá a totalização de votos de acordo com a previsão da Resolução/UEPB/CONSUNI/003/2008. Dessa vez estamos ainda mais atentos e haverá uma dupla checagem na inserção dos dados dos eleitores nas urnas, evitando a possibilidade de repetição do erro ocorrido.

A CTIC e a Comissão Eleitoral lamentam profundamente o ocorrido, assumem conjuntamente a culpa, e pedem desculpas por todos os prejuízos ocasionados.

Informamos ainda, que uma vez que o calendário eleitoral foi estendido, a campanha eleitoral continua e os candidatos continuarão em campanha até o dia anterior à votação marcada para quarta-feira, 9 de dezembro.

Pedimos que todos os eleitores aptos a votar participem ativamente do processo eleitoral votando novamente nos candidatos que melhor atendam suas expectativas.

 

João Pessoa – PB, 3 de dezembro de 2020.

Francisco Jaime B. Mendonça Júnior

PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL