Comissão de Acessibilidade em Ambientes das Bibliotecas promove capacitação para servidores da Codecom

9 de maio de 2024

Inclusão, sensibilidade, informações e formação. Com essa finalidade, a Comissão de Inclusão e Acessibilidade em Ambientes das Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), promoveu, nos turnos da manhã e tarde desta quarta-feira (8), uma capacitação para servidores da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição.

A atividade foi realizada na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, na sala 226, e contou com a participação de jornalistas e publicitários que atuam na produção de notícias e conteúdos institucionais divulgados no site e nas redes sociais da UEPB. A capacitação, com uma carga horária de 4h de duração, foi ministrada pelas servidoras do Câmpus V, Milena Borges, Ana Lúcia, e Imena Victória, além de Alindembergue Araújo, membro do NAI.

Ao longo da atividade, foram apresentadas informações sobre tecnologias assistivas, leitores de voz, tipos de deficiências, além de apresentar alguns sites que testam a acessibilidade. “Nós viemos para conversar um pouco sobre a inclusão e a necessidade e importância da inclusão das pessoas com deficiências, principalmente no âmbito do trabalho e estudantil”, explicou Milena Borges.

O cronograma do curso abordou temas como “As Pessoas com Deficiência”, o “Marco Legal”, “Tecnologia Assistiva”, “A Audiodescrição”, “Exposição do Check list pelos participantes”, “Desenvolvimento de Materiais Digitais com Acessibilidade”, “Acesso à web e Tecnologia Assistiva pelas pessoas com deficiência”, e “Utilização de Metadescription Acessíveis nas Redes Sociais”.

Na parte da manhã foi apresentando algumas ferramentas necessárias para tornar os sites acessíveis às pessoas com deficiência, como forma de garantir a plena autonomia na busca pelas informações. Também foi mostrado os termos corretos que devem ser usados na produção do conteúdo. As servidoras do Câmpus V apresentaram também a legislação que garante às pessoas com deficiência o acesso à informação, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão, também conhecida como Estatuto de Pessoas com Deficiência, criada em 2015.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom