Comissão científica divulga os trabalhos aprovados para a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão
A comissão científica responsável pela 4ª mostra científica de ensino, pesquisa e extensão, que integra a programação do 7º aniversário do Campus V, que ocorre nos dias 27 e 28 de agosto, divulgou a lista de trabalhos aprovados para a exposição de pôsteres na área de [wpfilebase tag=fileurl id=27 linktext=’Arquivologia, Ensino Médio’ /], [wpfilebase tag=fileurl id=28 linktext=’Ciências Biológicas’ /] e [wpfilebase tag=fileurl id=29 linktext=’Relações Internacionais’ /].
Os trabalhos aprovados serão apresentados, no dia 28, no horário de 8h30 às 14h, em forma de pôster, confeccionado de acordo com as [wpfilebase tag=fileurl id=15 linktext=normas /] divulgadas. A montagem dos painéis será responsabilidade dos autores e ocorrerá a partir das 8h, em expositor marcado pela Comissão Científica.
Além da mostra científica, palestras, mesas-redondas, exibição de vídeo, gincana, mostra científica, oficinas, lançamento de livro, show de talentos, corrida, caminhada e apresentações culturais integram a programação do 7º aniversário de criação do Campus V da UEPB.
A abertura do evento será no dia 27 de agosto, com a apresentação de teatro com o Grupo Pé Quebrado apresentando a peça “Mistérios da Pedra Bonita”, e, na sequência a palestra com reitor Antônio Rangel Júnior, que abordará o tema da Mostra.
No início do dia 28 de agosto, a partir das 8h será realizada a montagem e apresentação dos pôsteres selecionados na mostra científica. A partir das 8h30, serão realizadas a corrida e caminhada pelos bairros do Cristo e Rangel. Também na manhã do dia 28 haverá a exposição de artesanato e cultura com artesãos do bairro de Cristo e Rangel, oficina de anatomia humana, mostra de vídeos e ao longo do dia haverá palestra e mesas-redondas nas três áreas das graduações do Campus V, gincana e mostra de vídeos “Doc Festival: novos olhares sobre Cristo e Rangel”.
Nesta data, às 14h50, no auditório Pioneiros também haverá o lançamento do livro “Seminário de saberes arquivísticos: práticas de leitura e escrita na universidade”, de autoria das docentes da UEPB, Eliete dos Santos e Francinete de Sousa. A obra traz uma discussão sobre a escrita dos discentes nas avaliações acadêmicas como monografia, dissertação, tese. Além da discussão, o livro traz uma análise de textos de estudantes de graduação feita por pesquisadores renomados nacional e internacionalmente.
A novidade desta edição é a mesa-redonda “O Núcleo de Línguas e o Contexto Acadêmico do Campus V”, a ser realizada no dia 28, às 9h, na sala 18, voltada à exposição das atividades deste setor, possibilidades de pesquisas na área e importância do núcleo para a comunidade acadêmica do CCBSA. A atividade contará com apresentações referente à cada língua ofertada no núcleo, com os professores Aparecida Francisco (Língua Francesa), Rosemary Evaristo Barbosa (Língua Portuguesa), Claudiane Costa Aguiar (Língua Inglesa e Proficiência) Eneida Gurgel (Língua Espanhola), tendo a coordenadora do Núcleo de Línguas, professora Mônica Santana, como mediadora.
O evento será encerrado com a premiação dos melhores pôsteres, vencedores da gincana, show de talentos e apresentações da Arquibanda e Diplomata 83.
Confira a [wpfilebase tag=fileurl id=25 linktext=’programação completa’ /].
Histórico do Campus V
Criado em 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Campus V – Ministro Alcides Carneiro trouxe para o litoral do Estado cursos pioneiros e formações com o intuito de atender a uma demanda local, como os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas. A escolha de Alcides Carneiro para nomear o CCBSA deu-se por ocasião do centenário de nascimento do paraibano, completado em 2006. Além disso, foi considerada a relevante atuação do homenageado, tanto como homem público, tendo sido Deputado Constituinte em 1946, assumido interinamente a Presidência da República e exercido outros cargos no âmbito federal, e também como homem das letras, tendo sido imortalizado pela Academia Paraibana de Letras.
Atualmente, o Campus V abrange os bacharelados em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, Mestrado em Relações Internacionais, Núcleo de Línguas e um polo de Educação a Distância, que funciona na Av. Coremas, 332 – Centro, e oferece cursos de graduação em Letras e Geografia, voltados aos professores da rede pública de ensino (estadual e municipal), inscritos no Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal e as graduações em Administração Pública e em Pedagogia, esta última presencial, com aulas aos sábados.
O CCBSA também sedia as aulas do curso de Licenciatura em Pedagogia destinado à formação de professores e a Especialização em Fundamentos da Educação, que é voltada aos professores efetivos da Rede Estadual de Ensino, com curso de graduação, além de técnicos e administradores escolares também com graduação concluída.