Cineclube Mnemosýne do curso de Arquivologia promove sessão alusiva ao Dia da Consciência Negra

19 de novembro de 2013

CARTAZ EDCom o intuito de possibilitar, a partir de uma produção cinematográfica, uma discussão crítica acerca do papel ocupado pelo negro na sociedade, o cineclube Mnemosýne, do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, promove, nesta quarta-feira, 20 de outubro, às 8h30, no auditório do Campus de João Pessoa, uma sessão alusiva ao Dia da Consciência Negra, instituído em 20 de novembro, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, morto nesta data.

Será exibido o documentário “A Negação do Brasil” (2000) de Joel Zito Araújo, que trata da história da telenovela no Brasil com uma análise do papel atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

Após a exibição haverá um debate com a participação da professora do Curso de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, Teresa Cristina Matos. A docente é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, membro do Núcleo e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFPB) e trabalha com pesquisas na área de comunicação, cultura, cinema, conflito e autoimagem, racismo, relações raciais.

O evento, que marca o retorno das atividades do Cineclube Mnemosýne no período 2013.2, é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Sobre o Mnemosýne

O cineclube Mnemosýne é um projeto de extensão vinculado ao Programa “Informação e Cognição: socializando conteúdos informacionais articulados ao saber, à cultura e à memória”, do curso de Arquivologia da UEPB, sob a coordenação dos docentes Maria José Cordeiro Lima e Vancarder Brito.

Criado em 2010, o nome do projeto “Mnemosýne” foi escolhido em alusão à deusa homônima, advinda da mitologia grega, que representa a personificação da memória.

O projeto tem a proposta de possibilitar a oportunidade da comunidade acadêmica apreciar produções cinematográficas e, através da linguagem fílmica, debater temáticas que versam sobre o universo da memória social.