Cineclube do curso de Arquivologia realiza exibições de filmes com a temática da memória
Discutir a memória sob as perspectivas da história e da arquivologia, as relações com a informação e as possibilidades de ressignificação, utilizando para esse fim a intermediação da linguagem fílmica, esse foi o intuito das exibições em bloco que marcaram a programação de junho do Cineclube Mnemosýne (vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba), realizadas de quarta a sexta-feira (6) no auditório do Campus V.
Foram exibidos os filmes “Amnésia”, “Narradores de Javé” e “Uma Cidade sem Passado”, que, a partir de enredos diferentes e utilizando elementos como o drama e o humor abordaram as diversas vertentes da memória.
Após as exibições foram realizados os debates que contaram com a participação dos docentes do curso de Arquivologia Daniele de Oliveira, Henrique França, Márcio Adriano Dias, Maria José Cordeiro, Nereida da Silva, Josemar Henrique de Melo, Ramsés Silva e Suerde Brito.
Participaram das atividades estudantes dos vários períodos do curso de Arquivologia, que puderam aprofundar o conhecimento acerca da temática da memória, informação e arquivos e construir o conhecimento a partir de uma nova perspectiva que vai além das discussões no ambiente de sala de aula. “O filme permite leituras mais leves da realidade. De forma lúdica o audiovisual favorece a abordagem de temas do nosso conteúdo curricular tornando-os mais acessíveis”, destaca o professor Josemar Henrique.
De acordo com a professora Maria José Cordeiro, que coordena o projeto do “Cineclube Mnemosýne” ao lado do professor Vancarder Sousa, essa foi a primeira vez que as atividades do projeto foram realizadas em um bloco temático e, devido à grande aceitação e efetiva participação da comunidade acadêmica, já estão sendo programadas outras exibições em blocos temáticos, um deles deverá abordar a questão da diversidade sexual.