Cineclube do Câmpus V promove exibição de documentário e debate alusivo ao 8 de março
O Cineclube Câmpus V, projeto de extensão vinculado ao curso de graduação em Relações Internacionais e ao Programa Vivências Interdisciplinares do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza nesta terça-feira, 9 de março, às 19h, através de Google Meet, a exibição do documentário “Exteriores: mulheres brasileiras na diplomacia”.
O documentário é um projeto do Grupo de Mulheres Diplomatas, coletivo criado em 2013 e que hoje reúne mais de um terço das diplomatas brasileiras. Foi produzido como celebração do centenário de ingresso na carreira diplomática de Maria José de Castro Rebello Mendes, a primeira diplomata brasileira e a primeira mulher a prestar concurso público no país.
A parte histórica do documentário se beneficiou da pesquisa “Mulheres Diplomatas no Itamaraty (1918-2011) – Uma Análise de Trajetórias, Vitórias e Desafios” de Guilherme Friaça, publicada em agosto de 2018 pela FUNAG., na qual é narrada a história das primeiras diplomatas, trajetórias até então invisibilizadas numa instituição na qual o cânone costuma ser exclusivamente masculino. O livro inspirou e deu substrato ao projeto. A outra inspiração foi o documentário sobre as diplomatas francesas “Par Une Porte Entreouverte”, produzido em 2017.
Após a exibição será realizado um debate com a participação da docente da UFMG, Clarice Menezes e da docente da UFRJ, Andreza Jorge. Clarice Menezes é doutora em História, Política e Bens Culturais e desenvolve pesquisas em torno de temas como relações culturais internacionais, identidades, feminismos, periferias e relações internacionais. Já Andreza Jorge atua com projetos sociais voltados à equidade de gênero através de temas relacionados ao empoderamento feminino e da construção de novas masculinidades, relações étnicos raciais e sexualidade.