Centro Acadêmico de Relações Internacionais promove evento de recepção aos feras do período letivo 2016.2
Com uma exposição de projetos de pesquisa e extensão e uma discussão sobre política nacional e internacional foi realizado, nesta quinta e sexta-feira (16), no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, o evento promovido pelo Centro Acadêmico Epitácio Pessoa para recepcionar os feras da graduação em Relações Internacionais do período letivo 2016.2.
Durante a mostra, realizada na manhã da quinta-feira (15), os estudantes puderam conhecer sete projetos e grupos de pesquisa e extensão que contam com a participação de alunos do curso de Relações Internacionais, além de ter a oportunidade de esclarecer dúvidas e ter contato com o trabalho realizado pelo Centro Acadêmico.
Nesta sexta-feira (16), no auditório Pioneiros, foi realizada a discussão “Trump no poder: uma nova forma de isolacionismo?”, tendo como ministrante a professora do curso de Relações Internacionais Cristina Pacheco, e a palestra “De potencial Global Player a ator secundário: o não-projeto de uma nova hegemonia”, ministrada pelo professor Murilo Mesquita.
De acordo com a professora Cristina Pacheco, é importante que os estudantes de Relações Internacionais tenham contato desde cedo com temas como essa possibilidade de isolacionismo americano a partir do governo Trump, que, segundo a pesquisadora “é tema de teorias na área, e definirá os rumos das relações de poder mundial em 2017”.
O professor Murilo Mesquita enfatiza a importância de abordar temas de relevância na área de Relações Internacionais, como o jogo político nacional e internacional e golpe parlamentar, sob o ponto de vista científico, a partir de uma perspectiva crítica e que não esteja vinculado ao senso comum que tem dominado as discussões em redes sociais, veículos de imprensa com viés mercadológico e outras vias de comunicação.
A estudante do 1º período de Relações internacionais Thayná Martins, que ingressou na referida graduação após conhecer o conteúdo e perfil da graduação, destacou a importância de eventos que possam inserir o calouro nas discussões relevantes na área. A discente destaca ainda a surpresa positiva que teve ao conhecer pessoalmente a graduação em Relações Internacionais da UEPB.
Os organizadores do evento, definem a iniciativa como uma ação para apresentar o curso de Relações Internacionais aos estudantes novatos com o intuito de possibilitar reflexões sobre as movimentações da política internacional e esta nova (des)ordem que se aproxima, tomando por base questões como o Impeachment, escândalos de corrupção, aprovação da PEC 55 no Brasil, a eleição de Donald Trump, a promessa de criação de um muro e políticas anti-imigração nos Estados Unidos.
Esta iniciativa contou com o apoio da coordenação do curso de graduação em Relações Internacionais, que já havia realizado, nos dias 28 e 29 de novembro, um seminário e aula magna voltada aos feras do período letivo 2016.2.