Centro acadêmico de Relações Internacionais do câmpus V promove campanha de incentivo à doação de sangue

15 de junho de 2021

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Ser solidário está no sangue”, esse é o título da campanha promovida pelo Centro Acadêmico Mônica Menezes Campos, do bacharelado em Relações Internacionais do câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que visa estimular a comunidade acadêmica para a doação de sangue.

Lançada no dia mundial do doador de sangue, 14 de junho, a ação continua nos próximos dias com o objetivo de aumentar o estoque de sangue nos Hemocentros, numa época em que as doações sofreram uma considerável baixa, em virtude da pandemia de Covid-19.

De acordo com a coordenadora de Comunicação e Ouvidoria do CA de RI, Lis Diniz, a campanha foi idealizada a partir do engajamento de alguns integrantes do grupo, que já eram doadores de sangue e visando propor uma ação que pudesse ajudar outras pessoas. “A intenção é atrair doadores e informar melhor a população sobre o procedimento que parece algo muito complexo quando na verdade é simples e salva vidas. Como temos alunos em todo o país, nossa campanha não está restrita à nossa localidade. Também estamos buscando articulações com outros projetos da UEPB na busca por divulgar essa causa”, explica Lis.

A campanha é divulgada nas mídias sociais do projeto, nas quais estão sendo compartilhadas informações sobre requisitos para doação de sangue, benefícios, para quem serão destinadas as doações, entre outras. Para participar basta divulgar a campanha e compartilhar uma foto doando sangue marcando o perfil @cari_uepb.

Dados do Hemocentro

De acordo com o Hemocentro da Paraíba o início da pandemia de Covid-19 causada pelo coronavírus afetou diretamente as doações de sangue em todo o Brasil, principalmente na Paraíba, com a queda do estoque, tendo uma média de 2,5 mil a 3,2 mil doações por mês, quando o essencial seria pelo menos seis mil doações por mês.

Segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os pré-requisitos para doação nesse período de pandemia permanecem os mesmos estabelecidos anteriormente. Apenas nos casos de candidatos à doação de sangue com sintomas de gripe, resfriado, coriza ou tosse há a indicação para que não realizem a doação neste momento, esperando sua total recuperação, ficando assintomático. Nos casos em que tiver diagnóstico laboratorial de Covid-19 estes ficam inaptos por 90 dias.

Para doar também é preciso estar com um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe) e a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos. Outras exigências são estar bem alimentado, saudável, ter dormido bem na noite anterior – no mínimo seis horas-, pesar acima de 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica. Mais critérios serão avaliados na triagem clínica dos candidatos à doação.

Outras informações: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/institucional/hemocentros

Texto: Juliana Marques