CEAPPG e Coordenação do curso de Relações Internacionais dialogam sobre o acordo entre a UEPB e a ALADI

1 de setembro de 2023

A coordenação do curso de Relações Internacionais e o Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniram, nesta quinta-feira (31), por videoconferência, com representantes da diplomacia brasileira junto à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) com o objetivo de sistematizar o convênio entre as instituições, seguindo o modelo já estabelecido com MERCOSUL.

Estiveram presentes na reunião, os representantes da ALADI e do MERCOSUL, Luiz Gonzaga e o conselheiro Jorge Tavares e os professores da UEPB Carlos Enrique Ruiz, Filipe Reis Melo e José Galdino Neto. De acordo com o coordenador do curso de Relações Internacionais, professor Carlos Enrique Ruiz, entre os tópicos discutidos na reunião, algumas questões-chave foram definidas como metas prioritárias para a materialização desse convênio cooperativo.

“Primeiro, reforçamos a necessidade de implementar estágios para os alunos de graduação do curso de RI da UEPB na ALADI, buscando oportunidades de estágio à distância. Depois, destacamos a importância de fortalecer a divulgação e a participação de discentes, técnicos e docentes da UEPB, de Relações Internacionais e demais interessados nas temáticas de integração nos cursos virtuais disponíveis no site da ALADI”, destacou.

Na oportunidade, também foi solicitado o apoio na divulgação do XIX Fórum Universitário Mercosul, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2023, na UEPB, em João Pessoa. Por fim, foi pensado a realização de um seminário internacional sobre o comércio exterior no primeiro semestre de 2024 entre ALADI, o Mercosul e a UEPB.