CCBSA sediará palestra sobre as relações entre a cidade e o meio ambiente

25 de abril de 2014

Possibilitar uma reflexão sobre as relações ambientais estabelecidas no ambiente urbano a partir da dimensão antropológica, esse é o objetivo da palestra “Relações entre cidade e meio ambiente sob a perspectiva antropológica: possibilidade de leitura para entender a necessidade de sustentabilidade socioambiental”, que será realizada no dia 30 de abril, às 13h30, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, em João Pessoa.

A palestra integra a rodada de diálogos realizada por docentes do CCBSA, com o intuito de discutir temas interdisciplinares com relevância na atualidade. Nessa edição, a iniciativa terá como mediador o professor Vancarder Brito, que possui doutorado em Sociologia pela UFPB e tem experiência na área de Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade e pós-modernidade, requalificação/revitalização urbana, favelas e urbanismo. Atualmente realiza estudos nas áreas Ecologia Humana e Antropologia Ambiental.

De acordo com o professor Vancarder embora a cidade seja vista como lugar do construto artificial e não da natureza, existe um meio ambiente urbano que precisa ser estudado e a antropologia pode servir de ponte para ajudar a construir esse conhecimento. O pesquisador também destaca a importância da reflexão e implementação de medidas no âmbito acadêmico voltadas ao estudo dessa temática.

“Estamos diante de um conceito de cidade que assusta, amedronta, de várias formas, e uma crise vai se consubstanciando em riscos que vão afetando as pessoas. As cidades são atingidas por enchentes, comprometimento do ar, desaparecimento da cobertura vegetal, má distribuição do solo. Essas questão estão ligadas a grande movimentos da sociedade e pequenas relações sociais que se estabelecem. Precisamos refletir sobre essa questão que é interdisciplinar e transcende um recorte de classes, pois todas as áreas do conhecimento estão implicadas na elaboração desse conhecimento”, avalia o docente.

O evento é voltado à acadêmicos da UEPB, de outras instituições de ensino superior e à comunidade em geral.