Campus V sediará a partir do 2º semestre curso de formação de professores na área de Educação Física

15 de abril de 2014

O Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sediará, a partir do segundo semestre deste ano, mais um curso de formação docente na proposta do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR). Trata-se do curso de Educação Física, que já obteve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes).

Estão sendo ofertadas 40 vagas para os docentes sem formação superior ou aqueles que mesmo tendo a formação estejam que já atuam na área e desejam em realizar curso.

O Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da UEPB já disponibiliza o curso de licenciatura em Pedagogia, que também ganhará uma nova turma a partir do próximo semestre. As aulas seguem o calendário acadêmico da UEPB, sendo ministradas presencialmente todos os sábados. Os cursos do PARFOR são financiados pelas Capes, que é responsável pelas despesas administrativas e pagamento de professores.

Para a professora Eliane Moura, pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, as ações voltadas à formação de professores que a UEPB desenvolve as fazem estar cada vez mais presente na comunidade, através do trabalho acadêmico curricular, e preenche uma grande lacuna que existe no ensino público paraibano, uma vez que há uma demanda significativa de formação docente em várias áreas do conhecimento. “Estamos percorrendo os municípios para formar professores e garantir uma educação de qualidade no Estado”, destaca a professora.

O curso de Educação Física será o terceiro ofertado pela UEPB dentro do PARFOR. A Universidade já oferta os cursos de Pedagogia e Filosofia neste sistema. Implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a UEPB, o PARFOR está presente em seis câmpus da Instituição, com polos funcionando em Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro e Patos.

Os professores que estão recebendo a formação em nível superior são responsáveis pelo ensino em escolas públicas das redes municipal e estadual da Paraíba. Com estas iniciativas, a UEPB se posiciona em consonância com a política de formação de nível superior do professor de Educação Básica, com o Ministério da Educação e com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), cumprindo também a sua missão de formadora de educadores reflexivos, focados na compreensão da realidade educacional e da sociedade na qual se vive.

A proposta da Instituição, de acordo com a professora Eliane Moura, é consolidar um conjunto de ações no sentido da institucionalização dos trabalhos de formação de professores, conforme planeja o reitor Rangel Junior, que inclusive transformou a Coordenadoria Institucionais de Programas Especiais (CIPE) em Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, para que a Universidade tivesse mais condições de fomentar a educação paraibana, oferecendo formação docente de excelência, para que, desta forma, a Educação Básica do Estado eleve seus níveis de qualidade.