Grupo de estudos e Projeto de Extensão do CCBSA realizam palestra sobre círculos restaurativos
O Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial da Universidade Estadual da Paraíba (GEPASM/UEPB) e o Projeto UEPB em ação (PUA) realizaram nesta terça-feira (21) à noite, na sala do Mestrado em Relações Internacionais, a palestra “Práticas em círculos restaurativos para adolescentes`”, ministrada pela facilitadora de círculos restaurativos da Organização Não Governamental “Terre des hommes” (Tdh), Nadia Paula Gomes.
De acordo com o organizador da atividade, professor Paulo Kuhlmann, a palestra foi promovido com o objetivo de aproximar o público que estuda e atua com círculos restaurativos da experiência de alguém que trabalha em uma organização que é referência nesse tipo de iniciativa. “Durante as ações do PUA nós já realizamos círculos restaurativos, com gestore,s professores e alunos da Escola Municipal Santa Ângela e com docentes da Escola Estadual José Lins do Rêgo. Mas precisávamos ver em que pontos podemos melhorar e ouvir a experiência da Nadia nos ajudará muito”, avalia o docente.
A Terre des hommes Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que faz parte da Fondation Terre des hommes (Tdh), organização suíça com sede em Lausanne. Tem como missão a promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Atualmente, nas regiões Norte e Nordeste Tdh desenvolve ações voltadas para uma justiça mais educativa que repressiva, contribuindo em abordagens inovadoras para a disseminação do paradigma da Justiça Juvenil Restaurativa, Protagonismo Juvenil e Mediação de Conflitos.
Dentre as ações da Tdh durante a palestra a ser realizada na UEPB serão contempladas as Práticas Restaurativas, que dão ênfase ao restabelecimento das relações depois de uma situação de conflito ou violência vivenciada. “Trata-se de um ritual, já desenvolvido há muito tempo em tribos indígenas, que busca nos resgatar da nossa individualidade e, a partir de um conflito, intermediar um diálogo e uma conexão entre as pessoas.