Campus V sedia lançamento da Revista Piriah e debate sobre Cultura e Relações Internacionais
O Campus V da Universidade Estadual da Paraíba sedia, na terça-feira, 16 de agosto, às 10h30, no auditório Pioneiros, o lançamento da Revista Piriah, da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult) do Governo da Paraíba e um debate sobre cultura e Relações Internacionais. Participam do evento, o secretário de Cultura, Lau Siqueira, e os docentes da UEPB, Ana Paula Maielo, Carlos Enrique Ruiz, Henrique França, Julio Cabrera, Murilo Mesquita e Vancarder Brito.
De caráter institucional, a publicação é descrita pelos idealizadores como um material que “foge do simples marketing de ações governamentais e se apresenta através da arte e cultura enquanto reflexo da realidade paraibana. Sistematizada a partir da Assessoria de Imprensa, a medida que sai o primeiro número carrega várias promessas, principalmente destacar produção artística, difundindo experiências culturais e visibilizando uma sociedade, muitas vezes, engolida apenas pelo fazer/produzir eventos culturais”.
Entre os colaboradores estão poetas, comunicólogos, gestores e professores que discorrem sobre as diversas vertentes da cultura erudita e popular, uma representação histórica de uma memória seletiva da produção artística e cultural do Estado da Paraíba.
Segundo Lau Siqueira, secretário de Estado da Cultura e idealizador da revista, “o projeto inicial era de uma revista no mínimo bimestral, mas a conjuntura econômica nos empurrou para a semestralidade. O importante é garantirmos um espaço para o debate estético, principalmente, fora das publicações oficiais que algumas vezes buscam apenas estratégias de convencimento”, concluiu.