Campus V sedia evento que discutirá as iniciativas de cooperação entre o Brasil e o Timor Leste
Um dos países mais jovens e mais pobres do mundo, o Timor Leste viveu décadas de luta contra a ocupação indonésia que danificou severamente a infraestrutura do país matando pelo menos cem mil pessoas. Nos últimos anos o país busca reerguer-se enxergando a educação como um dos caminhos para o crescimento e a superação do histórico desfavorável, e as atividades de cooperação com outros países tem colaborado para esse processo de reconstrução pós-guerra. No âmbito da Universidade Estadual da Paraíba, desde 2012 há um convênio de cooperação estabelecido com o Ministério da Educação da República Democrática do Timor Leste, que permite a vinda de estudantes do referido país à UEPB para cursar graduação e pós-graduação na UEPB.
Com o objetivo de discutir a realidade da cooperação entre o Timor e o Brasil será realizado nesta quarta-feira, 27 de abril, às 13h, no auditório do Campus V da UEPB, em João Pessoa, o evento “Timor no Brasil: uma cooperação que está crescendo”. Durante a atividade serão apresentados o histórico do Timor Leste, relatos de experiência dos intercambistas timorenses no Brasil, o protocolo de cooperação entre o Brasil e o Timor Leste e uma etnografia dos estudos timorense na UEPB/Paraíba.
Na oportunidade também haverá uma exposição de fotos do Timor Leste, de autoria de Hendrikus Atok; um recital organizado por Adolfino Varela e apresentação de músicas típicas do país por Suzeti Fonseca e Adolfino Varela, todos estudantes timorenses matriculados na UEPB.
De acordo com a responsável pela organização do evento, professora Silvia Garcia, o evento tem o objetivo de aproveitar que em maio se comemora a restauração da Independência do Timor-Leste para apresentar um pouco da história do país, proporcionar um espaço de discussão com a comunidade acadêmica a partir dos estudos já desenvolvidos no projeto de pesquisa “A cooperação educacional entre o Brasil e o Timor-Leste: uma análise sobre as experiências acadêmica dos estudantes timorenses na UEPB/Paraíba”, coordenado pela professora Silvia, e possibilitar aos alunos do grupo de pesquisa (nacionais e timorenses) a oportunidade de apresentarem suas próprias concepções sobre o Timor-Leste.
“Trata-se de uma iniciativa de apresentar como é possível estudar a cooperação acadêmica entre Brasil e Timor-Leste em seus múltiplos e simultâneos níveis, do internacional ao cotidiano. Ademais, ao colocarmos os próprios agentes para falarem de sua realidade, acreditamos que conseguimos estimular a simetria de relações que se estabelecem entre Brasil e Timor-Leste, professor e aluno. Ao menos é isso que desejamos!”, explicou a professora Silvia.
O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Poder, Cultura e Identidade nas Relações Internacionais com o apoio da Coordenação da graduação em Relações Internacionais.
Atualmente a UEPB conta com 40 alunos intercambistas nos diversos cursos de graduação da instituição, sendo cinco destes no curso de Relações Internacionais. A UEPB também recebeu em 2012 dez estudantes para os cursos de Pós-graduação, que já concluíram as formações. Todos vieram para estudar e são custeados pelo país de origem, passando por seis meses de adaptação, incluindo aulas de língua portuguesa, matemática, passeios e integração acadêmica.
A Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) é o setor responsável por acompanhar esses estudantes, através dessa iniciativa que colabora com a internacionalização institucional e, no caso da pós-graduação, tem um impacto relevante nas avaliações dos programas pela CAPES.