Campus V recebe módulos que serão utilizados como espaços laboratoriais e salas multiuso dos cursos de graduação
Com o objetivo de possibilitar melhores condições de trabalho e espaços adequados para a realização de atividades de pesquisa e extensão, o Campus V da Universidade Estadual da Paraíba acaba de receber seis módulos habitáveis que foram destinados aos três cursos de graduação do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas.
De acordo com a decisão do Conselho de Centro, em reunião realizada no dia 25 de outubro, os novos espaços serão divididos da seguinte forma: um container conjugado (medindo 6 x 4,8 metros) e um módulo tradicional (medindo 6 x 2,40) serão destinados ao curso de Relações Internacionais, passando a servir de ambiente de reunião e laboratório; o curso de Arquivologia será contemplado com um container que abrigará o projeto SESA e atenderá ao Mestrado em Arquivologia; e o curso de Ciências Biológicas passará a contar com três novos laboratórios, o Laboratório de Biologia Molecular, coordenado pelas professoras Daniela Pontes e Brigida Luckwu, o Laboratório de Bioacústica e Comportamento de Peixes – BCOMP, coordenado pela professora Tacyana Oliveira, e o Laboratório de Ecofisiologia Animal, sob a coordenação da professora Enelise Amado.
De acordo com a diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, os módulos são a solução encontrada para atender algumas demandas urgentes do Campus V relacionadas à infraestrutura. O coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Cléber Salimon, destaca que a aquisição dos novos espaços irá suprir parte da carência de locais para abrigar os laboratórios onde são desenvolvidas pesquisas de diferentes áreas do curso, permitindo a compra de equipamentos através de editais de instituições de fomento à pesquisa e uma melhor condição de trabalho para discentes, técnicos e docentes que utilizarão os módulos.
Além destes espaços, o Campus V já contava com dois módulos adquiridos por iniciativa do professor Douglas Zeppelini, do curso de Ciências Biológicas, um destes, sendo utilizado como Laboratório de Sistemática de Collembola, e outro aguardando a realização de reforma para servir como espaço de pesquisa do docente. Ambos estão localizados na mesma área dos demais containeres, na área lateral ao prédio do CCBSA.
O uso do container na construção como elemento arquitetônico atende demandas de novas práticas construtivas e garante o reaproveitamento de cofres de cargas que ficam abandonados em portos. Trata-se de uma solução sustentável e de baixo custo. Muito comum no Japão e na Europa — principalmente na Holanda e na Inglaterra – esse tipo de aplicação se destaca pela facilidade no deslocamento e expansão do projeto.
Os novos módulos do Campus V devem receber os ajustes necessários, tais como instalação de água, energia elétrica e bancadas, para que estejam disponíveis para a utilização.