Campus V realiza programação especial para recepcionar calouros do período 2013.2
O início de um curso de graduação descortina um horizonte de dúvidas, desafios, incertezas e novas responsabilidades para os estudantes que iniciam um ciclo em suas vidas. Para auxiliar os discentes nessa fase de transição a direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, realizou, na manhã desta terça-feira (8), uma programação especial de recepção aos calouros do período letivo 2013.2.
A abertura do evento contou com a apresentação do Núcleo de Línguas do Campus V. A coordenadora do setor, professora Mônica Santana, discutiu sobre os cursos ofertados, os pré-requisitos para ingressar numa das formações, a importância do estudo de idiomas para a carreira profissional e acadêmica, entre outros temas.
Em seguida, a auxiliar de Biblioteca da UEPB, Gizele Martins, trouxe alguns esclarecimentos sobre o funcionamento e os serviços da biblioteca do Campus V, tais como a utilização do Sistema Integrado de Bibliotecas, documentos necessários para o cadastro e regras de convivência. A coordenadora de monitoria da UEPB, professora Acácia Garcia, também apresentou as possibilidades de atuação dos discentes como monitores de componentes curriculares, os benefícios possibilitados a partir dessa experiência, como funciona, quem pode participar e o que é necessário para ingressar nesse programa.
O diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime apresentou os diversos setores que integram o Campus V, os auxílios manutenção e transporte oferecidos pela UEPB, programas de iniciação científica e extensão. Após as apresentações os estudantes puderam elucidar as dúvidas sobre as questões abordadas.
Na ocasião, o reitor Antônio Rangel Júnior, fez um breve discurso de acolhida aos calouros, desejando um período letivo de muitas conquistas para todos. Para a estudante do 1º período de Relações Internacionais, Lívia Braga, que veio de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a atividade de recepção foi importante para que os estudantes conhecessem a universidade da qual fazem parte e os serviços que eles têm à disposição. “Esse encontro foi muito provocador, nos mostrou um infinito de possibilidades que temos diante de nós e a estrutura que está disponível para nos atender”, declarou.
Aula Magna
A partir das 10h30 teve início a aula magna “A juventude e os desafios de nosso tempo”, proferida pelo professor Heleno Rotta, da UFCG, um pesquisador com vasta e reconhecida experiência nas áreas de economia, economia brasileira e mundial e relações internacionais. O docente apresentou um histórico sobre o capitalismo, as crises econômicas e políticas mundiais, as guerras que marcaram a sociedade ao longo dos anos. Ele situou os estudantes no cenário sociocultural, político e financeiro no qual esta geração está inserida e sobre o qual deve incidir a atuação destes quando passarem à condição de profissionais.
“O capitalismo transforma tudo em mercadoria, é o que estamos vivendo hoje, a saúde, a educação, a vida é transformada em mercadoria”, destacou Rotta em uma crítica ao sistema capitalista. O pesquisador ainda apresentou sua visão do socialismo em Cuba e na China.