Câmpus V realiza programação especial de abertura do semestre 2024.1 e acolhida à comunidade acadêmica

27 de fevereiro de 2024

Emoção, alegria, ansiedade, entusiasmo, são muitos os sentimentos que definem o momento de ingresso na educação superior. Permeados por esse conjunto de sensações, calouros do período 2024.1 do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participam, nesse início de semestre, de uma programação especial de acolhida organizada pela direção de centro, coordenações de cursos e Centros Acadêmicos. Nesta segunda e terça-feira (27), primeiros dias de evento, a programação foi comum às graduações em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, e aos tecnólogos em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados. Após esse período, cada curso realizará uma programação específica.

Participaram da mesa de abertura do evento o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professor Cleber Salimon; o Gerente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), professor Wilson Honorato Aragão; o pro-reitor de pós-graduação e pesquisa da UEPB, professor Francisco Jaime; A pro-reitora de extensão da UEPB, professora Maria do Socorro Barbosa, e o pro-reitor estudantil, professor Manuel Gordón-Núñez.

Na sequência, os coordenadores dos cursos de Arquivologia, professor Ramsés Nunes; de Ciências Biológicas, professora Brigida Lucena; o coordenador adjunto de Relações Internacionais, professor Filipe Reis; o coordenador do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, professor Elder Eldervitch, o coordenador do curso de Tecnólogo em Ciência de Dados, professor José Augusto de Oliveira Neto e a bibliotecária do Câmpus V, Liliane Braga Holanda.

Na ocasião, os estudantes puderam receber orientações referentes à trajetória acadêmica, participação em projetos, editais, serviços oferecidos pela Instituição. O primeiro dia de atividades foi encerrado com uma visita guiada promovida pelos centros acadêmicos e uma atividade cultural com o egresso do curso Beto Tavares. As mesmas atividades foram realizadas nos turnos da manhã e noite.

O segundo dia de acolhida aos estudantes contou com uma mesa com a participação dos representantes do Centro Acadêmico de Arquivologia, Rislaynne Galdino e Thomas Barbosa; do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas, Marina Braga; do Centro Acadêmico de Relações Internacionais, Safira Luz e Mateus Almeida; da Atlética do Câmpus V, Geise Kelly e do Diretório Central dos Estudantes, Lucas Truta.

Também foi promovida a palestra “Autonomia e desafios para o estudante universitário no atual cenário da educação pública no Brasil”, tendo como ministrante a professora do Departamento de Psicologia do Câmpus I da UEPB, Josevania da Silva, que contemplou a temática relacionada à saúde mental e o autocuidado durante a trajetória de estudante do ensino superior.

Texto e fotos: Juliana Marques