Campus V realiza aula inaugural e inscreve participantes para projeto de arborização “Adote sua árvore”

10 de junho de 2013

O Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, inscreve participantes para o projeto de Arborização do Campus V “Adote sua árvore”, que prevê, no dia aula inaugural do campus, que será realizada na próxima quinta-feira, 13 de junho, o plantio de mudas de diversas espécies frutíferas e ornamentais em toda a área interna do CCBSA. O projeto, que é coordenado pelo professor Ênio Wocyli Dantas, requer que cada grupo de alunos, professores ou setor do Campus V adote uma das plantas, e fique responsável pelos cuidados e manutenção desta espécie durante o período em que estiver na instituição. Ao sair da UEPB, o participante do projeto deve comunicar a coordenação para que sejam selecionados novos cuidadores para aquela planta. Estão disponíveis para a adoção mudas de pau-brasil, ipê-amarelo, ipê-roxo, cássia-rosa, jasmim-manga, pata de vaca, saboneteiras, sibipirunas, romanzeiras, oitizeiros, pitangueiras, graviolas, neem, jambeiros, mangueiras, cajueiros e azeitonas pretas. As plantas são provenientes de viveiros dos câmpus da UEPB em Campina Grande e Lagoa Seca, mantidos pelo Programa “Adote uma árvore”, que é coordenado pelo professor Ivan Coelho; do Horto Zoobotânico de João Pessoa, da SEMAM e Parque de Exposições Agropecuárias de João Pessoa. Para adotar uma das plantas é necessário se dirigir à coordenação do curso de Ciências Biológicas, com algum comprovante de período de curso, no caso dos estudantes, e escolher a muda que será adotada e ganhará uma plaquinha com o nome do cuidador responsável. Além da questão ambiental e paisagística, esta atitude segue um simbolismo referente ao Campus V, que, dentre as ações de sua inauguração, em agosto de 2006, contou com uma atividade de plantio de árvores no prédio da ESPEP, onde funcionava o Campus naquela época.

Aula Inaugural

A ação de paisagismo será realizada no dia 13 de junho, pela manhã, dia em que também será realizada a aula inaugural do Campus V, que abordará “Ética e responsabilidade socio-ambiental no século XXI”, tema que será discutido às 10h e 18h, atendendo aos públicos dos períodos matutino e noturno. A atividade da manhã contará com a presença do palestrante Marcelo Pelizzoli, que possui  doutorado em Filosofia, pós-doutorado em Bioética (PUCRS) e é professor da Universidade Federal de Pernambuco, atuando nas áreas de Ética, Saúde e Bioética, Gestão e Política Ambiental. Na ocasião será realizado o lançamento de alguns livros de autoria do pesquisador, tais como “Saúde Integral” e “Novas visões em saúde”, da EDUFPE, e alguns outros títulos estarão a disposição do público para venda, como “Homo Ecologicus”, da EDUCS, 2011, e “Diálogo, mediação e práticas restaurativas”, da EDUFPE, 2012. No período noturno, a palestra será ministrada pelo professor Bartolomeu Leite da Silva, que possui Doutorado em Filosofia pela PUCRS e é professor da graduação e da pós-graduação em Filosofia da UFPB. O docente tem experiência na área de Filosofia moderna e contemporanea, com ênfase em Teoria do conhecimento, Metafísicia, Teoria Critica e Ética.