Campus V realiza ações de combate ao mosquito aedes aegypti nas dependências do CCBSA

11 de fevereiro de 2016

20151214_151715EDITCom o objetivo de combater a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika, em consonância com as ações já desenvolvidas em toda a instituição, a direção do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba tem realizado diversas iniciativas para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.

Recentemente, após o envio de um ofício solicitando uma vistoria, técnicos da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Prefeitura Municipal de João Pessoa estiveram nas dependências do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas buscando localizar focos do Aedes Aegypti e orientar para a eliminação dos possíveis criadouros. Na oportunidade, foi realizado um tratamento focal e perifocal e posteriormente foi emitido um relatório aconselhando medidas de prevenção a serem tomadas, e, desde então, a direção do CCBSA tem buscado realizar ações em conformidade com essas orientações.

“Estamos realizando ações contínuas de limpeza das áreas internas e externas, capinagem, dedetização, vedação das caixas de esgoto e de escoamento fluvial, furamos as lixeiras, colocamos drenos nas mangueiras dos ar-condicionados. Além disso, tomamos a iniciativa de convocar os diversos órgãos estaduais e municipais para nos ajudar com essas ações que necessitam de um envolvimento de todos”, explicou o diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime.

O diretor Francisco Jaime destaca ainda que além das ações da direção, reitoria e órgãos públicos é necessário que a comunidade acadêmica esteja engajada para combater esse problema de saúde pública. Nesse sentido está sendo realizada uma campanha de conscientização junto aos técnicos, docentes e discentes, para que evitem descartar longe das lixeiras objetos ou recipientes que facilitem a proliferação do Aedes Aegypti, tais como copos, garrafas, pratos, entre outros.