Campus V ganhará laboratório e equipamentos modernos para o curso de Ciências Biológicas
Voltado à implantação e modernização da infraestrutura de pesquisa do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, o projeto aprovado no fim de 2013, no edital CT-Infra, permitirá a criação de mais um laboratório do curso de Ciências Biológicas do Campus V, na área de Genética, e a modernização dos equipamentos dos espaços de pesquisa já existentes.
Os itens contemplados pelo edital de financiamento, que destinou um valor total de 1.452.500,00 reais ao projeto do CCBSA, e que serão utilizados nos laboratórios do Campus V são: centrifuga de bancada refrigerada eppendorf; sistema de análise de ácidos nucleicos e proteínas (termociclador, transiluminador, sistema de fotodocumentação e fontes e cubas de eletroforese); leitora automática de microplacas Spetramax 13 molecular Devices acoplado a módulo de imagens; estereomicroscopio Leica , com câmera digital acoplada, e módulos para filmagem e montagem sequencial; microscópio eletrônico de varredura de bancada; sistema de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC); ultracentrífuga preparativa e sistema profissional de Evaporação rotativa.
Os equipamentos serão distribuídos para o novo laboratório de Biologia Celular e Molecular – Genética, que iniciará as atividades em breve, e os demais laboratórios do curso de Ciências Biológicas do Campus V, além de servirem para o fortalecimento das linhas de pesquisa dos Mestrados em Ecologia e Conservação e Ciências Farmacêuticas, que contam com alguns docentes do quadro atuando no Campus V. O material ficará a disposição de estudantes e docentes da UEPB e de outras instituições parceiras, para que possam desenvolver as atividades de pesquisa.
De acordo com o diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime, a aquisição destes equipamentos representa um avanço para a área de pesquisa do curso de Ciências Biológicas e para a UEPB como um todo, uma vez que permitirá a montagem de uma estrutura moderna e equiparada aos melhores espaços de pesquisa do Estado, com muitos desses materiais, a exemplo do microscópio eletrônico de varredura de bancada, exclusivos dos laboratórios do Campus V da UEPB.
Sobre o CT-Infra
O edital CT-Infra 01/2013, do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), selecionou propostas de Instituições de Ensino Superior de todo o país, para apoio financeiro a projetos de implantação de infraestrutura de pesquisa.
A escolha das propostas encaminhadas considerou o mérito e a abrangência dos subprojetos no contexto de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo a contribuição para o desenvolvimento local, para a distribuição territorial das unidades de pesquisa e mitigação de assimetrias regionais.
Também foram considerados os impactos esperados no desenvolvimento das atividades de pesquisa e cursos de pós-graduação de cada subprojeto, além da qualificação e competência da equipe envolvida, utilização multiusuária dos equipamentos e da infraestrutura de pesquisa a serem implantados, entre outros aspectos. O prazo de execução dos projetos deverá ser de até 3 anos, período que pode ser prorrogado a critério da FINEP.