CCBSA forma novos profissionais de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais
Em clima de emoção, alegria e esperança, formandos do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em João Pessoa, participaram da cerimônia de Colação de Grau do período letivo 2013, realizada na noite desta terça-feira (25). Presidida pelo reitor Rangel Junior, a solenidade colocou à disposição do mercado de trabalho novos profissionais de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais.
Compuseram a mesa de honra o reitor da UEPB, professor Rangel Junior; o diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime Mendonça; a diretora adjunta do CCBSA, professora Giuliana Dias Vieira; o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão; a pró-reitora de Gestão Administrativa, professora Célia Regina Diniz; a pró-reitora adjunta de Gestão Administrativa, professora Socorro Barbosa;a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Maria José Cordeiro Lima e paraninfa das turmas concluintes, Kalina Barbosa.
Em sua fala, o reitor Rangel Junior parabenizou a todos os formandos e destacou a importância desse momento para os familiares que compartilham dessa alegria e se orgulham pela conquistas alcançadas. O presidente da solenidade reafirmou o compromisso social de cada formando em aplicar o conhecimento adquirido em prol da sociedade paraibana.
“Nós buscamos oferecer uma formar profissionais que saberão não somente desempenhar suas funções, mas honrar as profissões que escolheram e a Instituição que os formou, oferecendo à sociedade paraibana um retorno aos investimentos realizados por meio do conhecimento adquirido ao longo de suas formações”, destacou Rangel Júnior.
A concluinte de Ciências Biológicas, Thaís Gomes Machado, prestou o juramento. Nayanna Sabiá de Moura, concluinte do bacharelado em Relações Internacionais, foi a oradora oficial. Emocionada, a formanda lembrou dos desafios enfrentados pelos estudantes para conseguirem conquistar a formação superior e destacou a qualidade da formação recebida.
“Diante das adversidades infraestruturais, experimentamos in loco os desafios de conquistar a educação formal, em um país que ainda não dedica atenção fiel à educação. Esta universidade, no entanto, honrou o compromisso de realizar nossos sonhos. Somos resultado de um processo de co-construção deste universo diverso que é a universidade. Formamos esta universidade e ela nos forma”, avaliou a formanda.
Nayanna também homenageou os servidores que colaboraram neste processo. “Para além de uma estrutura de tijolo e cimento, uma universidade é construída a partir da dedicação de bons profissionais. Em nome do corpo discente, tomo a liberdade de fazer uma singela homenagem a todos os profissionais, servidores, professores, terceirizados e alunos que, juntos, trabalham para o crescimento desta instituição”, lembrou.
A paraninfa das turmas 2013.2, a técnica-administrativa do Campus V, Kaline Barbosa do Carmo, lembrou emocionada da trajetória desde que ingressou na UEPB por concurso público em 2009 e reiterou a alegria e emoção com o convite e a homenagem prestada pela turma de formandos.
“Desde que entrei na UEPB fui trabalhar diretamente com os alunos na secretaria do curso de Relações Internacionais, fazendo matrículas, recebendo processos, requerimentos, ouvindo dos alunos suas histórias. Acompanhei de perto desde a primeira turma a se formar, em 2010. Tenho um imenso orgulho em trabalhar com educação superior atendendo alunos que chegam à universidade cheios de planos, esperanças de uma vida melhor, um crescimento profissional e intelectual. É muito gratificante, vê-los crescendo e amadurecendo. Comento muito com minha família que trabalho com o que gosto, ajudando como posso a cada aluno que entra pela porta da secretaria. Então esse é um momento muito especial para mim”, avaliou Kaline.
Receberam o grau acadêmico, em nome dos demais formandos: Faysa de Maria Silva (Arquivologia), Mayara Barbalho Monteiro (Ciências Biológicas) e Mariana Miranda Lucena (Relações Internacionais). A comissão de honra, responsável por conduzir paraninfa, foi formada pelos concluintes Aline de Lourdes Crispim (Arquivologia), Vanessa de Lima Serafim (Ciências Biológicas) e Saul Pinheiro Neto (Relações Internacionais).