Câmpus V divulga programação de início do semestre 2022.2 e aniversário de 16 anos de fundação

24 de agosto de 2022

Mesas de diálogo, aula magna, palestras, plantio de mudas, são algumas das atividades previstas para ocorrer a partir da segunda-feira, dia 29 de agosto, para marcar o início do semestre letivo 2022.2 e celebrar os 16 anos de criação do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O evento tem início nesta segunda-feira, 29 de agosto, às 8h, no auditório Pioneiros, com a mesa de trabalhos que obtiveram o primeiro lugar na mostra científica de 2021, realizada por meio de vídeos no canal do YouTube do CCBSA. Os estudantes com trabalhos de monitoria, pesquisa e extensão, irão compartilhar as experiências com os calouros.

Após essa atividade, às 9h e às 19h, também no auditório do câmpus V, será realizada a mesa de abertura de semestre com a participação de coordenadores de cursos, direção de centro, Núcleo de Línguas, Pro-reitoria Estudantil e Pró-reitoria Pós-graduação e Pesquisa. Na sequência, às 11h, será realizada a visita guiada destinada aos feras do período letivo 2022., que será organizada pela equipe do Programa “Da ação cidadã às redes sociais científicas: os laços e possibilidades da ciência aberta na UEPB”.

Também na segunda-feira, 29 de agosto, das 10 às 12h, o Núcleo de Línguas, irá ofertar à comunidade acadêmica, gratuitamente, os minicursos de língua inglesa “Learning English through songs”, a ser ministrad na sala 2 do Núcleo de Línguas pela professora Thais de Matos Barbosa; de francês “La langue française et les arts”, que tem como ministrante a professora Adriana Cláudia Costa e será realizado na sala 3; e de espanhol “La música como una herramienta pedagógica para la enseñanza del español lengua extranjera (ELE)”, a ser ministrado pelas professoras Eneida Gurgel e Kariny Oliveira, previsto para ser realizado na sala 1. As inscrições para as oficinas são feitas por formulário eletrônico e serão reservadas 20 vagas pra cada oficina.

No dia 31 de agosto, às 15h, no canteiro localizado no prédio antigo, no acesso interno à quadra, será realizado um plantio de mudas na horta do CCBSA. A atividade coordenada pelo diretor do CCBSA, Cleber Salimon, é aberta à quaisquer interessados, e, sobretudo os feras, estão convidados a participar. No turno da noite, às 19h, será realizada a aula magna “Informação e respeito à diversidade”, ministrada pela professora do Centro de Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, professora Sarita Mota, que apresentará a temática “arquivos coloniais e percepção do racismo institucional, e pela superintendente da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), professora Ivanilda Matias Gentle. Esta atividade será mediada pelo professor Ramsés Nunes e Silva.

Além da programação destinada a toda a comunidade acadêmica do câmpus V, o evento terá atividades paralelas programadas ao público específico de cada curso. O Curso de Ciências Biológicas, promove, no dia 2 de setembro, das 14 às 17h, no auditório Pioneiros, um ciclo de palestras alusivo ao Dia do biólogo, celebrado na data em que foi regulamentada a profissão, 2 de setembro de 1979.

Na oportunidade será proferida a palestra “A biologia na Perícia Criminal”, temática que será ministrada pelo professor Rodrigo Cesar Farias e ” Ecologia e Economia: as ações do Estado nas áreas naturais do Brasil”, que terá como ministrante o professor Lauro Henrique de Paiva Jr. Os interessados em participar do evento devem efetuar inscrição por formulário eletrônico até o dia 30 de agosto. Os inscritos que participarem do evento recebem certificado de participação

Já o Centro Acadêmico de Relações Internacionais realizará, na terça-feira, dia 30 de agosto, às 18h30, no auditório Pioneiros, um trote solidário, no qual os estudantes buscam arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados posteriormente. Na sequência serão apresentados os projetos de pesquisa e extensão do curso de Relações Internacionais e a Eleven, empresa Júnior. Essa programação se repete para os calouros da manhã na quarta-feira, 31 de agosto, a partir das 8h.

Na manhã da quinta-feira, 1º de setembro, no turno da manhã, nos corredores do CCBSA, será realizada uma feira cultural que deve contar com a exposição de fotografias, desenhos, poesias, cordéis e similares; um sarau de canto, dança, declamação; e venda de comida, artesanato, arte e similares. A partir das 9h, no auditório Pioneiros será realizada a mesa Os limites da liberdade de expressão: fake news como ameaça à democracia”. A manhã de atividades deve encerrar com uma partida de queimada. No turno da noite, às 19h, no auditório Pioneiros, será realizada a mesa “Estados e nacionalismos na América Latina”. A programação da noite também deve ser encerrada com uma partida de queimada.

A programação para os estudantes de Relações Internacionais encerra na sexta-feira, 2 de setembro, com a mesa “Afinal, vai ter golpe? Perspectivas para a Democracia nas Eleições de 2022”, que ocorrerá às 9h, no auditório Pioneiros.

Texto e foto: Juliana Marques