Campus V da UEPB sedia Encontro de Análise Documentária e Organização do Conhecimento Arquivístico

23 de maio de 2019

O Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, nos dias 29 (manhã) e 31 (noite) de maio de 2019, no Auditório Pioneiros, o “Encontro de Análise Documentária e Organização do Conhecimento Arquivístico”, que foi organizado pelas turmas de Análise Documentária (UEPB), Descritiva I e Legislação Arquivística (UFPB), dos cursos de Arquivologia das respectivas instituições. A discussão ficará a cargo da professora da UEPB, Claudialyne Araújo, do  professor da UFPB, Luiz Eduardo Ferreira e da professora da UFPE, Thaís Santos. A professora Esmeralda Porfirio de Sales será a mediadora da atividade.

De acordo com Claudialyne Araújo a análise documentária constitui-se o primeiro passo e a base para todos os processos subsequentes da gestão documental. “Como ministrante do componente curricular de ‘Análise documentária’ eu sempre convidava o professor Luiz Eduardo para um bate papo sobre a questão da organização do conhecimento arquivístico. Porém, a partir da ideia dos alunos e um articulação nossa nos organizamos, eu, o professor Luiz Eduardo, da UFPB, e a professora Thaís Santos, da UFPE, para promover um evento que tem o diferencial de trazer como elemento principal a análise documentária, algo que normalmente é tratado como coadjuvante nas discussões e eventos da área de Arquivologia”, explica.

O professor Luiz Eduardo destaca que o debate irá abordar, dentre outras questões, a organização do conhecimento arquivístico, sobretudo, com relação às novas tendências da Arquivologia na contemporaneidade e aos avanços que a área vem sofrendo do ponto de vista teórico-metodológico. “Quando falamos na organização do conhecimento arquivístico logo pensamos na produção documental, como os documentos estão sendo produzidos e como se dá essa organização documental nas instituições, com destaque, sobretudo, para a necessidade do arquivista saber interpretar um documento e saber organizar o que é produzido enquanto conhecimento. E a nossa discussão se dará com essa perspectiva”, avalia o docente.

A professora Thaís Santos explica que a organização e a representação da informação, por meio da classificação e da descrição, são procedimentos essenciais na arquivística. “Por essa razão, é fundamental ampliar o debate em torno das suas abordagens técnicas, assim como das teóricas. Todo esse cenário nos motivou a idealizar e dedicar dois dias, em diferentes turnos, às reflexões sobre a organização e representação da informação, análise documentária e organização do conhecimento em arquivos”, declarou.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser realizadas online no site do evento. As vagas são limitadas.

Dúvidas ou mais informações: encontroadegc@gmail.com

Texto: Juliana Marques