Campus V da UEPB sedia debate sobre Cultura e Relações Internacionais e apresentação de revista da Secult
“As instituições de cultura precisam cada vez mais estar dentro das universidades e as universidades precisam povoar as instituições de cultura”, essa perspectiva do secretário de cultura do Estado da Paraíba Lau Siqueira, foi apresentada durante o debate sobre cultura e Relações Internacionais realizado nesta quinta-feira, 8, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, que contou com a participação do secretário, além de docentes do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas e do gerente-executivo de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura da Paraíba, Milton Dornellas.
Durante a discussão também foi apresentada à comunidade acadêmica a nova publicação da Secult, a “Revista Piriah”, que reúne o conteúdo produzido por poetas, comunicólogos, gestores e professores que discorrem sobre as diversas vertentes da cultura erudita e popular. Entre os artigos divulgados está o texto “Manifesto político cosmopolita antropofágico”, de autoria do professor do Campus V, Carlos Enrique Ruiz.
Participaram dos debates os docentes da UEPB Carlos Enrique Ruiz, Henrique França, Julio Cabrera, Murilo Mesquita e Vancarder Brito. Na oportunidade, o professor Vancarder Brito destacou a importância da cultura que surge num cenário de sustentabilidade humana, sensibilidade, baseado na ideia de um discurso social inclusivo, numa dimensão de solidariedade.
Segundo Lau Siqueira já está sendo preparada chamada pública para a segunda edição da Piriah, que é semestral, buscando reconhecer os valores históricos e culturais da Paraíba, e possibilitando um debate definido pelos idealizadores como “estético e voltado a expressão de pensamentos”.