Campus V da UEPB realiza solenidade de lançamento de selo em alusão aos 10 anos de fundação do CCBSA

7 de março de 2017

 

Com a presença de estudantes, docentes, técnicos-administrativos, egressos e ex-servidores, foi realizada, na manhã desta terça-feira (7), no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, a cerimônia de lançamento do selo alusivo aos 10 anos do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA). Durante o evento foi exibido um vídeo institucional e proferidos discursos que enfatizaram a importância social, cultural e econômica do Campus V da UEPB para a cidade de João Pessoa.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero; o diretor regional Correios da Paraíba José Pereira da Costa Filho; a diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos; o vice-diretor, professor Ênio Wocyli Dantas e o integrante do Centro Acadêmico de Arquivologia e representante dos estudantes Vitor Hugo Teixeira.

O diretor regional dos Correios explicou o significado da cerimônia de lançamento e obliteração de um selo, o valor da peça e a importância dessa iniciativa. José Pereira filho lembrou que o selo é um carimbo e marca oficial que indica uma propriedade tornado-a inviolável. A prática de confeccionar esses objetos é uma tradição histórica em diversos países, indicando um fato de relevância para a sociedade.

Em sua fala, o vice-reitor da UEPB, destacou o valor simbólico desta cerimônia, enalteceu a importância acadêmica, científica e sobretudo social do CCBSA para a cidade de João Pessoa e o Estado da Paraíba e destacou os esforços que vem sendo implementados pela reitoria para consolidação do Campus V.

“Essa manhã se reveste de um momento especial não só pelo lançamento do selo. Esse selo é uma homenagem simbólica que materializa algo que é imaterial, intangível, que é o valor desse Campus. (…) Aqui não se faz nenhum questionamento quanto à importância do Campus de João Pessoa que desde a criação tem seguido o mesmo percurso de crescimento da UEPB, com a qualificação do corpo docente, consolidação dos cursos e, paradoxalmente, o desafio de enfrentar a redução de investimentos. Temos consciência das limitações do Campus V e estabelecemos como prioridade a busca por um espaço próprio para o CCBSA”, declarou o vice-reitor.

A diretora do CCBSA, professora Jacqueline Barrancos, lembrou nomes de docentes, técnicos-administrativos e discentes pioneiros do Campus V, que defenderam a causa de desenvolvimento educacional, social, econômico e cultural da Paraíba, desde a implantação do CCBSA. De acordo com a professora Jacqueline, o grande desafio, além de manter as conquistas no ensino, pesquisa e extensão, é adquirir um local próprio para o Campus V.

“A elevada importância das atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão do Campus V justificam investimentos do tesouro estadual que devem ser destinados à UEPB com o objetivo de promover relevante contribuição em termos de geração e de produção científica e tecnológica na compreensão de que o desenvolvimento socioeconômico da Paraíba depende fundamentalmente de um amplo e eficiente processo de educação do seu povo. Compreendemos que formar instituições humanas de excelente qualidade, gerar e difundir conhecimentos que se constituem em investimentos estratégicos para o desenvolvimento do Estado da Paraíba é necessário, e o Campus V da UEPB tem atuado com esse intuito”, avalia.

Durante a solenidade foi realizada uma apresentação cultural com os estudantes do curso de Arquivologia Beto Tavares e Lula Marinho.

Sobre o CCBSA

O Campus V da Universidade Estadual da Paraíba – Ministro Alcides Carneiro, foi criado em 2006, trazendo para o litoral do Estado cursos pioneiros e formações com o intuito de atender a demandas locais, nacionais e internacionais, como os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais, Ciências Biológicas, o Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais e um Núcleo de Línguas que oferece, gratuitamente, cursos de idiomas do nível iniciante ao avançado.

Com um amplo e qualificado corpo docente, constituído por doutores e mestres, o CCBSA possui uma produção de relevância, destacando-se há 10 anos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Somada à experiência profissional dos professores, a matriz curricular das disciplinas, a metodologia do ensino-aprendizagem e a permanente ligação com a pesquisa junto aos setores público e privado, criam um ambiente propício ao desenvolvimento e aprofundamento dos conceitos necessários para a obtenção das competências requeridas na sociedade do conhecimento.