Campus V da UEPB celebra 11 anos de fundação com mostra científica e programação cultural abertas à comunidade

23 de agosto de 2017

Com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade pessoense os diversos projetos e atividades realizadas no Campus V, proporcionar momentos de reflexão sobre a trajetória de conquistas e desafios vivenciados ao londo dos 11 anos desde que foi criado, e oportunizar a confraternização entre os diversos públicos que compõem o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a direção do CCBSA promove, nos dias 28 e 29 de agosto, nos três turnos, o evento “UEPB Campus V: 11 anos de história, conquistas e desafios”.

O evento contará com palestras, oficinas, mostra de trabalhos acadêmicos nas categorias ensino/monitoria, pesquisa e extensão, show de talentos, mesa-redonda, seminário, mostra de artesãs do bairro do Cristo e Presídio Bom Pastor e de cordéis e exposição fotográfica do acervo do Campus V. Também integram a [wpfilebase tag=fileurl id=247 linktext=’programação’ /] apresentações culturais com grupos formados por discentes e docentes do CCBSA, o conjunto de Ballet da UEPB, o grupo de ciranda e coco de roda “Vó Mera e seus Netinhos”, a Banda Pau de Dar em Doido e o Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima) da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Paraíba.

Também integram a programação do evento as oficinas: “Intercâmbio Cultural: Países, experiência e dicas”, a ser ministrada pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da UEPB, com a participação de estudantes intercambistas do CCBSA, que apresentarão relatos de experiências, com 110 vagas; “Aspectos linguísticos e culturais em francês: como sobreviver em viagens internacionais” e “Aspectos linguísticos e culturais em espanhol: como sobreviver em viagens internacionais”, com 20 vagas cada, “Aspectos linguísticos e culturais em inglês: como sobreviver em viagens internacionais”, com 55 vagas e “Linguagem em uso: um passeio cultural pela diversidade linguística paraibana”, com 15 vagas.

E ainda, “Descomplica TCC”, que será ministrado pelas professoras Alzira Karla, da UFPB e Claudialyne Araújo, da UEPB, abordando as normas para a elaboração de trabalhos acadêmicos, com um total de 110 vagas; e “Dom Quixote”, que será ministrado pelo professor do curso de Relações Internacionais Júlio Cabrera, com 15 vagas. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas na plataforma de inscrições via Internet: https://www.even3.com.br/ccbsa11anos.

Além das atividades científicas, os estudantes vinculados aos cursos de graduação, pós-graduação e Núcleo de Línguas, docentes e técnicos-administrativos (ativos, afastados e aposentados) do Campus V terão um espaço para demonstrar seus talentos artísticos durante a mostra de talentos que ocorrerá no dia 29 de agosto, das 18h30 às 20h, no Hall de Vivência do CCBSA, em frente a biblioteca.

Os interessados em participar devem escolher uma das categorias (canto, dança ou teatro), para apresentações individuais ou em grupo (devendo pelo menos um dos inscritos ser da comunidade acadêmica do CCBSA), preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la via e-mail (campusv@uepb.edu.br) ou presencialmente, de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30, na secretaria do CCBSA. Todos os participantes receberão diplomas de participação e os dois primeiros lugares serão contemplados com prêmios a serem definidos posteriormente.

Biotalk: recepção de calouros de Ciências Biológicas

O Centro Acadêmico Vez e Voz, do curso de Ciências Biológicas do Campus V da UEPB,com o apoio da coordenação do curso e direção do centro de Ciências biológicas e Sociais Aplicadas promove, na quarta-feira, 30 de agosto, nos turnos da manhã e tarde, no auditório Pioneiros, o evento “Biotalk”, voltado aos calouros do período letivo 2017.1.

O evento contará com palestras e minicursos que abordarão o mercado de trabalho e a vida acadêmica do biólogo, Biologia Molecular, o futuro da área, plantas carnívoras, microscopia eletrônica, dessecação e preparação de peças osteológicas e o estudo de collembola. Todas as atividades são gratuitas e com inscrições feitas às 8h30, no local do evento.