Campus V celebra 7 anos de criação com atividades científicas e culturais

28 de agosto de 2013

SONY DSCReflexão, balanços positivos e negativos, perspectivas futuras, comemoração pelas conquistas alcançadas, são termos que podem definir o início das comemorações alusivas aos 7 anos de criação de Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, realizadas nesta terça e quarta-feira (28).

A abertura do evento ocorreu na noite desta terça-feira, com a presença do vice-reitor, professor Ethan Barbosa, da pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, professora Marcionila Fernandes, do diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime, da diretora adjunta do CCBSA, professora Giuliana Dias Vieira, da diretora da Escola José Lins do Rêgo, Luciana Maria Veloso, da representante dos discentes, Layane Marques, além de membros da comunidade acadêmica em geral.

Na oportunidade, o professor Ethan Barbosa, parabenizou a comunidade acadêmica por mais um ano de conquistas, destaques nas áreas de SONY DSCensino, pesquisa e extensão, reconheceu as dificuldades da administração da UEPB, principalmente relacionadas à questão de infraestrutura e destacou a importância do orçamento participativo, autonomia financeira e do diálogo entre as categorias para que tais problemas sejam resolvidos.

“O momento é de desafio, não de desânimo. Nos últimos anos a UEPB passou por uma série de investimentos e um crescimento que nos proporcionaram uma condição de destaque entre as universidades do Nordeste, mas, ainda temos muito a realizar e temos consciência das nossas carências”, avaliou o vice-reitor.

Para a professora Marcionila Fernandes, apesar das dificuldades “o Campus V tem muito a comemorar neste aniversário, pois, apesar do pouco tempo de funcionamento, o CCBSA tem alcançado destaque pelos projetos de pesquisa desenvolvidos, alto índice de aprovação de egressos em seleções de pós-graduação e concursos públicos, quadro de docentes qualificado, conquistas que orgulham a SONY DSCUEPB”.

O diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime, iniciou seu discurso trazendo ponderações a respeito da questão de instalação do Campus V numa estrutura própria e definitiva enfatizando os esforços feitos pela direção para o alcance desta conquista. O docente lembrou as principais dificuldades encontradas como falta de salas de aula, número insuficiente de bolsas para os estudantes de baixa renda, falta de um campus próprio.

Porém, o professor Francisco Jaime destacou que, apesar de todas as limitações, a comunidade acadêmica tem superado seus limites e gerado motivos de comemoração. “O Campus V existe e gera inúmeros motivos de orgulho. A criação do campus de João Pessoa permitiu à UEPB a abertura de três dos 19 mestrados da instituição: Ecologia e Conservação, Ciências Farmacêuticas e Relações Internacionais; dos 15 bolsistas de produtividade da nossa instituição, três estão entre nós, ou seja temos 20% dos bolsistas de produtividade da UEPB integrando o quadro do Campus V; metade das patentes dessa universidade tem origem em nosso campus, apesar de só termos 7 anos de criação; nossos alunos, professores, são comumente agraciados com prêmios de melhores trabalhos em congressos e eventos; praticamente 100% dos estudantes de Biologia e Relações Internacionais que se propõem a fazer mestrado são aprovados em seleções de qualquer universidade do país, além disso, os estudantes de Arquivologia saem empregados dessa universidade e muitos deles SONY DSCtem que pedir adiantamento dos cursos para assumir seus postos; tudo isso é motivo de orgulho, apesar de não termos campus, imagina se tivéssemos”, avaliou o professor Francisco.

Após o discurso de avaliação das conquistas e dificuldades enfrentadas pelo CCBSA na atualidade, foi realizada a apresentação de humor do Projeto Universidade Aberta, coordenado pelo professor Paulo Kuhlmann, “Mesa retangular: mistérios geométricos da mesa-redonda na universidade”. A noite foi encerrada com o grupo de hip hop “Zumbie Break Crew”, com integrantes dos bairros do Cristo e Rangel.

Sobre a programação

SONY DSCA programação do evento contou ainda com a 4ª mostra de ensino, pesquisa e extensão, que reuniu exposição de pôsteres, mesas-redondas e oficina. A mesa-redonda “Etnobiologia” foi realizada no auditório Pioneiros, tendo como ministrantes os pesquisadores Rômulo Alves, que é doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba e docente da UEPB, e Ulysses Albuquerque, que é doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde coordena o Laboratório de Etnobiologia Aplicada e Teórica. A atividade foi mediada pela professora Tacyana de Oliveira.

Durante a manhã também foi realizada a mesa-redonda “O Núcleo de Línguas e o Contexto Acadêmico do Campus V”, com apresentações referentes às possibilidades de pesquisas e atuação deste setor. Participaram da atividade os professores Aparecida Francisco (Língua Francesa), Rosemary Evaristo Barbosa (Língua Portuguesa),  Claudiane Costa Aguiar (Língua Inglesa e Proficiência) Eneida Gurgel  (Língua Espanhola), tendo a coordenadora do Núcleo de Línguas, professora Mônica Santana, como mediadora.

SONY DSCNo período da tarde, às 13h30, no auditório Pioneiros foi a palestra “Tecnologia da Informação e o Ensino”, tendo como ministrante a professora Eliete Correia dos Santos, que, a partir das 14h50, também  participa do lançamento do livro “Seminário de saberes arquivísticos: práticas de leitura e escrita na universidade”, produzido em coautoria com a professora Francinete de Sousa, ambas professoras do curso de Arquivologia. O livro traz ainda textos de estudantes de graduação analisados por pesquisadores renomados nacional e internacionalmente. A programação científica foi encerrada com a mesa redonda “Classificação e representação em arquivos”, tendo como palestrantes as professoras Bernardina Freire e Vitória Lima, com mediação da professora Manuela Maia.

A partir das 14h também foi realizada, na área externa do CCBSA, a gincana com os estudantes do ensino médio. As demais atividades culturais, como show de talentos e apresentações da “Arquibanda” e “Diplomata 83”, além das premiações, foram canceladas devido ao problema de fornecimento de energia que afetou quase todo o Nordeste no fim da tarde desta quarta-feira. A direção do CCBSA, irá remarcar tais atividades para outra data.