Câmpus V celebra 15 anos com programação palestra, oficinas e mostra científica transmitidas remotamente

30 de agosto de 2021

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Oficinas, minicursos, mesa de diálogo, mostra científica e palestra, integraram a programação do evento “15 anos do câmpus V: trajetórias afirmativas e protagonismo científico”, alusivo ao aniversário do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, realizada de 23 a 27 de agosto, por meio do Google Meet e YouTube do CCBSA.

O primeiro dia de evento, 23 de agosto, contou com as oficinas “Noções básicas de libras para o atendimento à comunidade surda” tendo como ministrante a especialista em tradução e interpretação pela Universidade Nossa Senhora de Lurdes e intérprete de libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão-NAI/UEPB, Geane Leal. Na sequência foi realizada a oficina “A importância da implementação da audiodescrição nos documentos oficiais disponibilizados pelas instituições de ensino superior”, ministrada pela mestra em Ciência da Informação pela UFPB, bibliotecária e colaboradora do SIB acessível, Giulianne Monteiro e pela mestranda em gestão pública pela UFRN, especialista em educação especial inclusiva e revisora de textos braille na Universidade Federal do Cariri, Alseni Maria da Silva.

No dia 24 de agosto,  via Google Meet, foi realizado o minicurso Qui Jin, sobre a vida da mártir chinesa, ministrado pela professora do curso de Relações Internacionais da UEPB Mônica Santana.

A programação contou, ainda, com a mesa de diálogo com a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, os atuais diretores do CCBSA, Cleber Salimon e Lucila Vilhena, e os ex-diretores do CCBSA Marcionila Fernandes, Francisco Jaime, Giuliana Dias Vieira, Jacqueline Barrancos e Ênio Dantas.

Na ocasião, a reitora da UEPB professora Célia Regina Diniz, felicitou o CCBSA pelos 15 anos de fundação, evidenciou a alegria de estar participando do evento alusivo à data e relembrou parte desta trajetória. “É uma enorme alegria e emoção e estar acompanhando essa história desde a criação dos cursos do câmpus V. Nesse sentido, eu destaco o trabalho colaborativo da comunidade acadêmica constituída por técnicos e técnicas-administrativas, estudantes, docentes e gestores, que lutaram para ter as conquistas que hoje são celebradas, a vocês nosso reconhecimento pelo trabalho de excelência que vocês têm desenvolvido. E destaco que o compromisso meu e da equipe administrativa da UEPB é continuarmos em parceria com vocês enfrentando os desafios que surgirem no decorrer da caminhada, defendendo o câmpus V para que ele continue desempenhando esse papel importante junto à comunidade na oferta de uma universidade pública, de qualidade, plural, inclusiva e socialmente referenciada”, declarou a reitora.

O diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon apresentou algumas informações sobre novos avanços do CCBSA e destacou que o contexto é festivo, mas, exige um posicionamento engajado de todos. “Estamos vivendo um cenário de ataques à ciência e ao conhecimento o que exige de todos nós um engajamento. Mas, no âmbito do câmpus V temos alguns avanços importantes que compartilho com vocês. Recentemente conseguimos juntar o câmpus V com o polo de Educação à distância de João Pessoa; estamos instalando a subestação elétrica, o que nos permitirá, no início do ano de 2022, a utilização do novo bloco de salas de aula e que possibilita a reforma no prédio antigo, o que está sendo discutido junto à reitoria e Governo do Estado. Tivemos a aprovação recente do Instituto de Biologia do Solo, estamos discutindo uma parceria do Núcleo de Línguas de João Pessoa com a Coordenadoria de Relações Internacionais da UEPB, que permitirá uma consolidação do nosso Núcleo, também estamos construindo uma horta comunitária, enfim são algumas ações que estamos desenvolvendo no intuito de melhorar a cada dia” explica o diretor.

O evento também contou com a palestra “Umbuzeiro-Rio-Paris-Haia: Os eixos do protagonismo na trajetória de Epitácio Pessoa”, ministrada pelo professor da Faculdade de Direito da UFPB, árbitro da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), da Court of Arbitration for Art (CAfA) e do Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL (TPRMercosul), Marcílio Franca.

Mostra científica

Nos últimos dias de evento foram expostos os trabalhos em formato de vídeo nas categorias monitoria, pesquisa e extensão. Os projetos foram avaliados por uma comissão e os primeiros lugares de cada categoria participaram da mesa de encerramento da programação de aniversário do CCBSA, na sexta-feira (27).

A Mostra Científica foi organizada pela direção do CCBSA, coordenações de cursos e projeto de extensão “Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba”, vinculado ao Programa “Da ação cidadã às redes sociais científicas: os laços e possibilidades da Ciência Aberta na UEPB”.

Os certificados da mostra devem ser enviados aos participantes nos próximos dias. Toda a programação, assim como os vídeos que integraram a mostra científica, estão disponíveis para acesso no canal do CCBSA no YouTube.

Acesse aqui a [wpfilebase tag=fileurl id=586 linktext=’lista de destaques da IX Mostra Científica.’ /]

Texto: Juliana Marques