Campus de João Pessoa realiza aula-magna que discute ética e responsabilidade socioambiental no século XXI

14 de junho de 2013

SAM_6094modEstudantes de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, os três cursos de graduação do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, se uniram para prestigiar a aula-magna do período 2013.1, realizada nesta quinta-feira (13), às 10 e 19h, com tema “Ética e responsabilidade socioambiental no século XXI”, abordado pelos pesquisadores convidados Marcelo Pelizzoli e Bartolomeu Leite da Silva.

No período da manhã, o pesquisador Marcelo Pelizzoli, que possui doutorado em Filosofia, pós-doutorado em Bioética (PUCRS) e é professor da Universidade Federal de Pernambuco, trouxe um viés histórico, remontando algumas condições culturais e econômicas em busca do progresso que fez com que a sociedade chegasse ao momento de crise ecológica da atualidade. O professor Marcelo Pelizolli destacou que o desafio da atualidade é construir um desenvolvimento sustentável com base numa mudança de posturas.AULA MAGNA1mod

“Para que o desenvolvimento sustentável realmente funcione precisamos desenvolver uma mentalidade nova. Enfim, é uma questão desafiadora porque não se trata só de proteger as florestas, é preciso discutir estilo de vida urbano, a poluição ambiental, é preciso materializar questões que já são discutidas em debates que tem acontecido há anos em todo o mundo”, explica Pelizolli.
Durante a palestra foi realizado o lançamento de alguns livros de autoria do pesquisador, tais como “Saúde Integral” e “Novas visões em saúde”, da EDUFPE, e alguns outros títulos estarão a disposição do público para venda, como “Homo Ecologicus”, da EDUCS, 2011, e “Diálogo, mediação e práticas restaurativas”, da EDUFPE, 2012.

À noite, o professor Bartolomeu Leite da Silva, que possui Doutorado em Filosofia pela PUCRS e é professor da graduação e da pós-graduação em Filosofia da UFPB, trouxe uma reflexão crítica sobre a responsabilidade socioambiental, permeada por questões de ética, direito, mobilidade econômica, entre outros aspectos da vida em sociedade. O docente suscitou alguns questionamentos que devem ser considerados quando se discute a temática desta palestra, tais como: o que de fato a nossa formação acadêmica transforma no ambiente social? Com que direito e concepção ética nós escravizamos a natureza?
Para o professor Bartolomeu Leite “nós vivemos numa sociedade que metamorfoseia nossas concepções e é preciso que nos tornemos esclarecidos no que diz respeito a essa relação de dominação estabelecida entre o homem e a natureza”.

SAM_6083modNa ocasião, o diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime Mendonça, cumprimentou os estudantes recém-ingressos na instituição, agradeceu a todos pelo envolvimento nas atividades e destacou a qualificação do corpo docente do Campus V, como uma forma de superar as dificuldades que surgem e possibilitar uma formação de alto nível para os discentes que cursam as graduações e pós-graduações no local.

O professor Francisco Jaime também falou sobre o projeto “Adote sua árvore”, que foi criado no intuito de promover uma ação de paisagismo e consciência ecológica com o envolvimento da comunidade acadêmica e agradeceu ao professor Ênio Wocily coordenador da iniciativa, além do coordenador do Programa “Adote uma árvore”, professor Ivan Coelho, Horto Zoobotânico de João Pessoa, SEMAM e Parque de Exposições Agropecuárias de João Pessoa, que contribuíram com as doações de mudas.SAM_6265modw

Projeto Adote Sua Árvore

Um das ações que integraram as atividades oficiais de início do período letivo no Campus V, foi o plantio de mudas de pau-brasil, ipê-amarelo, ipê-roxo, cássia-rosa, jasmim-manga, pata de vaca, saboneteiras, sibipirunas, romanzeiras, oitizeiros, pitangueiras, graviolas, neem, jambeiros, mangueiras, cajueiros e azeitonas pretas.

As mudas foram adotadas por alunos, grupos de alunos, professores e setores do Campus V, que a partir de agora estão responsáveis SAM_6255modpelos cuidados e manutenção destas espécie durante o período em que estiverem na instituição.

Além da questão ambiental e paisagística, esta atitude segue um simbolismo referente ao Campus V, que, dentre as ações de sua inauguração, em agosto de 2006, contou com uma atividade de plantio de árvores no prédio da ESPEP, onde funcionava o Campus naquela época.