Campus da UEPB em João Pessoa sedia até sexta-feira (07) curso de Taxonomia de Collembola

4 de junho de 2013

Curso-de-Taxonomia-realizado-pelo-Campus-de-João-PessoaO Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba promove até esta sexta-feira (07), no Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, em João Pessoa, o curso de “Taxonomia de Collembola”, ministrado pelo professor da Universidade Nacional Antônoma do México (UNAM) Jose Palacios Vargas.

O curso, que conta com 15 participantes, entre estudantes de Mestrado UEPB e do Rio Grande do Norte, e alunos ouvintes da graduação em Ciências Biológicas, visa suscitar a pesquisa num segmento que, segundo um dos responsáveis pela organização da atividades, professor Douglas Zepellini, é pouco estudado no Brasil, que é a área de collembola. De acordo com o professor Douglas, a vinda do professor Jose Palacios é uma oportunidade de aprimorar a formação dos pesquisadores locais, fortalecer a linha de pesquisa de ecologia e conservação terrestre com a participação de um dos maiores pesquisadores na área e certamente originará publicações futuras referentes a essa experiência.

Sobre a importância deste curso, o professor Jose Palacios Vargas destacou a riqueza e a necessidade dos pesquisadores brasileiros conhecerem a flora e fauna no Brasil, principalmente para poder tomar medidas de prevenção futuramente e enfatizou que pesquisadores jovens precisam realizar pesquisas com essa finalidade.

Além do curso de Taxonomia de Collembola, o professor Jose Palacio Vargas também está desenvolvendo estudos em parceria com pesquisadores da UEPB, e está previsto para julho de 2013 o lançamento do livro “Técnicas de coleta, montagem e preservação de artrópodes edáficos”, de autoria do docentes mexicano em parceria com o professor Douglas Zepellini.

Também está sendo discutido um futuro convênio entre a UNAM e UEPB, que possibilitará não só o intercâmbio de alunos de professores de ambas as instituições, como co-orientação em pesquisas, equivalência de diplomas, entre outros benefícios mútuos.