Bióloga do Projeto Tartarugas Urbanas ministra palestra voltada aos graduandos de Ciências Biológicas

16 de julho de 2013

SAM_6287modApresentar aos estudantes os campos de estágio na área de estudo, esse é o intuito do componente curricular “Pesquisa e Extensão”, do bacharelado em Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, que nesta segunda-feira (16) trouxe para a instituição a Bióloga Rita Mascarenhas, coordenadora do Projeto Tartarugas Urbanas na ONG Guajiru, para discutir práticas de proteção ambiental voltadas às tartarugas marinhas.

De acordo com a professora Elisângela Mendonça, ministrante deste componente curricular, a perspectiva é que, frequentemente, professores e pesquisadores sejam convidados a ministrar palestras sobre suas linhas de pesquisa e extensão, para que os estudantes tenham contato com as possibilidades de atuação na área de SAM_6292modCiências Biológicas.

O Projeto Tartarugas Urbanas (PTU) oferece campo de estágio para estudantes de biologia que queiram participar das atividades de proteção ambiental. Atualmente a UEPB está negociando um convênio com a ONG para que estudantes possam fazer o estágio Curricular e TCC junto com a coordenadora, Rita Mascarenhas. Alguns estudantes do Campus V já desenvolvem atividades na ONG como voluntários, contando apenas como carga horária complementar.

SAM_6296modDurante a palestra, a professora Rita Mascarenhas, que é mestre em Biologia Animal pela UNAM (México), doutora em Zoologia pela UNESP e pós-doutora em Conservação de Tartarugas Marinhas, abordou as formas de identificação das espécies, o sexo, como se dá a desova,a proteção de ninhos, as características da Tartaruga-de-pente, que é a espécie mais encontrada no litoral paraibano e apresentou a ONG Guajirú.

Sobre a Guajirú

A ONG Guajiru é uma organização de proteção ao meio ambiente, fundada em 2002, com o principal intuito de proteção das áreas de reprodução das Tartarugas-de-pente que desovam no litoral da Paraíba. A associação conta com a colaboração técnica de biólogos, estudantes de Biologia, Ecologia e áreas afins. O principal projeto da Guajiru chama-se Projeto Tartarugas Urbanas (PTU), que tem como objetivo a proteção de áreas de alimentação e reprodução de tartarugas marinhas (ameaçadas de extinção) em praias urbanizadas de João Pessoa, especialmente Bessa e Intermares.

Atualmente a ONG encontra-se sem sede em virtude da derrubada do Bar do Surfista em Intermares (antiga sede). A coordenadora espera em breve uma contrapartida da prefeitura para doação do local construção de sua sede, para isso estão realizando um abaixo assinado com uma petição publica para a construção da sua sede.