Bibliotecárias do Câmpus V apresentam trabalhos durante Congresso Nacional de Inclusão realizado em Natal

15 de abril de 2024

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Com experiências consolidadas junto às pessoas com deficiência da comunidade acadêmica e população paraibana, a equipe de bibliotecárias do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que integra a Comissão de Inclusão e Acessibilidade em Ambientes das Bibliotecas da UEPB, participou do 4º Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica e da 2ª Reunião Técnica da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA), realizados entre os dias 2 e 5 de abril em Natal, Rio Grande do Norte.

Na oportunidade, as bibliotecárias Ana Lúcia Leite, Livaneide da Silva e Milena Borges apresentaram o trabalho “Disseminação da informação acessível pela Comissão de Inclusão e Acessibilidade em Ambientes das Bibliotecas (CIAAB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)”, e ampliaram parcerias para fortalecer as ações institucionais  de inclusão de acessibilidade.

Também foi firmado o reconhecimento da Comissão da UEPB como entidade autorizada ao Tratado de Marraqueche, que é uma iniciativa firmada no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, uma agência das Nações Unidas, em 2013, com o objetivo facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para ter acesso ao texto impresso.

“Além de ter ampliado os nossos conhecimentos acerca do panorama e dos diálogos nacionais e internacionais da educação inclusiva e acessibilidade nas bibliotecas universitárias e no ensino superior, participamos da produção e do lançamento oficial do Manual técnico da Rede Rebeca e da apresentação das boas práticas de acessibilidade e inclusão da Comissão. Ampliamos nossa parceria com a Rede REBECA, no processo para o reconhecimento como entidade autorizada ao Tratado de Marraqueche, por meio do Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH). Também, iniciamos o processo de parceria com a Rede Interuniversitária Latino-Americana e Caribenha sobre Deficiência e Direitos Humanos (REDLAT). E fortalecemos, junto as entidades participantes, os elos na Luta anticapacitista”, avalia Ana Lúcia Leite.

Responsável por iniciativas extensionistas e projetos que buscam proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência, a Comissão de Acessibilidade e Inclusão nos Ambientes das Bibliotecas do Câmpus V tem empreendido diversos projetos em parceria com outras instituições paraibanas e brasileiras. Uma dessas ações é o Braillevery, uma proposta liderada pela equipe da UEPB, em parceria com a biblioteca da Fundação espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Serviço de Inclusão de Usuários com Deficiência da Biblioteca Central da UFPB e Instituto dos Cegos da Paraíba. O projeto consiste num serviço de empréstimo de livros em braille para pessoas com deficiência, com acesso a diversos títulos em diferentes bibliotecas.

Texto: Juliana Marques.