Bibliotecárias do Câmpus V apresentam trabalhos durante Congresso Nacional de Inclusão realizado em Natal

15 de abril de 2024

Com experiências consolidadas junto às pessoas com deficiência da comunidade acadêmica e população paraibana, a equipe de bibliotecárias do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que integra a Comissão de Inclusão e Acessibilidade em Ambientes das Bibliotecas da UEPB, participou do 4º Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica e da 2ª Reunião Técnica da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA), realizados entre os dias 2 e 5 de abril em Natal, Rio Grande do Norte.

Na oportunidade, as bibliotecárias Ana Lúcia Leite, Livaneide da Silva e Milena Borges apresentaram o trabalho “Disseminação da informação acessível pela Comissão de Inclusão e Acessibilidade em Ambientes das Bibliotecas (CIAAB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)”, e ampliaram parcerias para fortalecer as ações institucionais  de inclusão de acessibilidade.

Também foi firmado o reconhecimento da Comissão da UEPB como entidade autorizada ao Tratado de Marraqueche, que é uma iniciativa firmada no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, uma agência das Nações Unidas, em 2013, com o objetivo facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para ter acesso ao texto impresso.

“Além de ter ampliado os nossos conhecimentos acerca do panorama e dos diálogos nacionais e internacionais da educação inclusiva e acessibilidade nas bibliotecas universitárias e no ensino superior, participamos da produção e do lançamento oficial do Manual técnico da Rede Rebeca e da apresentação das boas práticas de acessibilidade e inclusão da Comissão. Ampliamos nossa parceria com a Rede REBECA, no processo para o reconhecimento como entidade autorizada ao Tratado de Marraqueche, por meio do Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH). Também, iniciamos o processo de parceria com a Rede Interuniversitária Latino-Americana e Caribenha sobre Deficiência e Direitos Humanos (REDLAT). E fortalecemos, junto as entidades participantes, os elos na Luta anticapacitista”, avalia Ana Lúcia Leite.

Responsável por iniciativas extensionistas e projetos que buscam proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência, a Comissão de Acessibilidade e Inclusão nos Ambientes das Bibliotecas do Câmpus V tem empreendido diversos projetos em parceria com outras instituições paraibanas e brasileiras. Uma dessas ações é o Braillevery, uma proposta liderada pela equipe da UEPB, em parceria com a biblioteca da Fundação espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Serviço de Inclusão de Usuários com Deficiência da Biblioteca Central da UFPB e Instituto dos Cegos da Paraíba. O projeto consiste num serviço de empréstimo de livros em braille para pessoas com deficiência, com acesso a diversos títulos em diferentes bibliotecas.

Texto: Juliana Marques.