Biblioteca do Campus V oferece acesso ao acervo online e realiza recadastramento de usuários

26 de setembro de 2013

DSC04295A biblioteca do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba oferece aos usuários desde o início do período letivo 2013.2 serviço automatizado de acesso ao acervo e empréstimos de livros.

De acordo com a coordenadora adjunta da Coordenadoria de Bibliotecas, Kênia Araújo, a automatização do acervo traz inúmeros ganhos aos usuários, tais como precisão na busca por materiais informacionais, pesquisa online, renovação e reserva de livros via internet. Também será oferecido aos usuários o serviço de DSI (Disseminação Seletiva da Informação), no qual após o cadastramento prévio dos assuntos de interesse, os usuários receberão avisos automáticos via e-mail com informações sobre a chegada de novos materiais. Por conta da automação, todos os usuários da biblioteca serão recadastrados, com exceção daqueles que já possuem cadastro no Sistema de Automação de Bibliotecas (SIAB).

Para efetuar o recadastramento, os alunos devem apresentar documentos originais como comprovante de residência, comprovante de matrícula 2013.2 e documento oficial de identificação com foto. Por sua vez, os técnicos administrativos e docentes precisam apresentar comprovante de residência, contracheque e documento de identificação com foto. Durante o processo, todos os usuários serão fotografados. Só poderão fazer empréstimos os usuários que estiverem com o cadastro atualizado.

Sobre o SIABI

O Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI) foi adquirido em dezembro de 2009, e em 2010 foi iniciado o processo de automação em todas as bibliotecas da UEPB. Já estão cadastrados livros, obras de referência, periódicos, Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias, dissertações, teses, DVDs e CD’s, distribuídos nas diversas áreas do conhecimento em que a UEPB possui graduação e pós-graduação.

No caso do Campus V, foram cadastrados ao todo mais de 10 mil livros ligados às áreas dos cursos de graduação e pós-graduação aqui desenvolvidos, e a perspectiva é que todo o acervo do CCBSA esteja implantado no sistema nos próximos dias. A iniciativa visa facilitar a consulta ao acervo e aprimorar a relação entre o setor e seus usuários, que podem fazer a consulta de qualquer lugar com computador e acesso à Internet. Por meio do sistema, é possível fazer a busca no acervo por nome do autor, título da obra, assunto, período de publicação, palavra-chave.