Bacharelado em Ciências Biológicas

Turno: Diurno

Duração: Mínimo: 4 anos / Máximo: 6 anos

Coordenadora: Profa. Dra. Brigida Thaís Luckwu de Lucena

Coordenador adjunto: Prof. Dra. Célia Cristina Clemente Machado

Secretários:

Técnicos de laboratórios:

FarmacêuticaMichelle de Oliveira Pedrosa

Endereço: Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo Redentor, João Pessoa-PB, Cep 58071-160

Telefone: (83) 99444-6087

Email: secretariabioccbsa@setor.uepb.edu.br (secretaria) / coord.biologia.ccbsa@setor.uepb.edu.br (coordenação)

Curso: Ciências Biológicas

Modalidade: Bacharelado

Ênfases: Ecologia e Biologia Geral

Regime Acadêmico: Seriado semestral

Criação: RESOLUÇÃO UEPB/CONSUNI 08/2006, COM O NOME DE BACHARELADO EM BIOLOGIA; Alteração do Nome: RESOLUÇÃO UEPB/CONSUNI 042/2007, para o nome de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS;

O curso de Ciências Biológicas do Campus V, busca formar profissionais com sólidos conhecimentos em Biologia, preparados para conhecer a diversidade biológica e seus níveis de organização para a construção de uma visão ampla dos diversos aspectos dos problemas ambientais e suas implicações sociais. A estrutura atual do curso conta com 11 laboratórios: didático, de Anatomia, Ictiologia, Sistemática de Collembola, Síntese e Vetorização de Moléculas, Ecologia, Botânica, Ecofisiologia Animal (LEFA), Laboratório de Biologia Molecular (LBM), Laboratório de Peixes e Conservação Marinha (LAPEC) e Laboratório de Estudos Sociológicos (LABES).

Formação profissional

O bacharel em Ciências Biológicas da UEPB está habilitado para atuar em instituições de pesquisa, na indústria, em empresas de consultoria ambiental, turismo ecológico, em organizações não-governamentais entre outros setores.  Neste sentido são desenvolvidas várias parcerias com instituições públicas do Estado que possibilitam ao aluno o estágio na área.

Atualmente o curso conta com projetos de extensão aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, além de projetos de pesquisa aprovados pelo  CNPq,  PROPESQ e  PIBIC. Grande parte destes projetos gera um impacto social com um retorno à comunidade, como é o caso dos estudos na área de ecologia humana e educação ambiental.

Além disso, os graduados em Ciências Biológicas da UEPB têm se destacado em seleções de pós-graduação por todo o país, saindo da graduação com uma formação sólida e maturidade acadêmica para seguir tais cursos. E alguns destes alunos também têm obtido êxito em concursos públicos de órgão locais e nacionais, ficando inclusive nas primeiras colocações.

O corpo docente do Bacharelado, composto em sua grande maioria por professores doutores e mestres, também tem dado visibilidade à produção do curso com trabalhos apresentados em eventos internacionais e publicações em revistas científicas conceituadas.

Campo de atuação

No Brasil, a profissão do biólogo foi regulamentada em 3 de setembro de 1979, através da Lei 6.684. O Bacharel em Ciências Biológicas pode atuar em:Instituições de pesquisa, como jardins botânicos, museus, reservas e parques ecológicos;

Na indústria, integrando ou coordenando laboratórios ligados às áreas de biotecnologia, biologia molecular, saúde e controle de qualidade;Atuar em empresas de consultoria ambiental, turismo ecológico e em organizações não-governamentais (ONGs).

O biólogo pode trabalhar ainda na criação e planejamento de reservas florestais, na orientação da descarga de dejetos industriais, no planejamento urbano, no desenvolvimento de atividades educacionais, na elaboração e execução de projetos de manejo ambiental, na conservação da biodiversidade, na organização de equipes multidisciplinares, na pesquisa e no uso dos recursos naturais renováveis, entre outros, sendo, portanto, necessário onde houver desenvolvimento. Pode desenvolver atividades de recuperação de áreas degradadas, gerenciamento de ecossistemas, controle biológico de pragas agrícolas e urbanas, controle microbiológico de águas, atuarem na educação ambiental, etnoecologia e ecoturismo.

Professores:

Doutora em Zoologia. Graduada em Ciências Biológicas. Responsável pelo Laboratório de Ictiologia da UEPB, com temas em desenvolvimento cujo enfoque é investigar a variabilidade ambiental influencia a autoecologia da ictiofauna, a estrutura da comunidade e a dinâmica dos ecossistemas estuarinos.

Doutorado e mestre em Genética. Especialista em Análises Clínicas. Graduada em Ciências Biológicas. Tem experiência nas áreas de Genética de microrganismos, identificação Molecular de Bactérias Lácticas, atividade antimicrobiana de Fungos Filamentosos endofíticos isolados de folhas de Mangue, entre outras.

Doutora em Geografia, mestre em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal e graduada em Biologia. Tem experiência na área de Biogeografia e Técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Doutor em Energia Nuclear na Agricultura. Mestre em Botânica. Graduado em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia ocidental, mudança de uso da terra, carbono, ecologia de ecossistemas, estrutura e dinâmica de comunidades vegetais e sucessão secundária.

Doutora e Mestre em Genética molecular e de micro-organismos. Graduada em Ciências Biológicas. Especialista em Bactérias Lácticas. Tem experiência com citogenética, evolução, imunogenética e biologia molecular.

Doutor em Entomologia. Mestre em Biologia Animal. Graduado em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia, Biologia de conservação, filogenia de Collembola e filogenética.

Doutor em Ciências da Saúde. Mestre em Ciências Farmacêuticas. Graduado em Farmácia com habilitação em Indústria Farmacêutica. Tem experiência na área de Farmácia com ênfase no estudo de novos sistemas de liberação de fármacos. Pesquisa nanosistemas/microsistemas para liberação de fármacos e o uso de novos polímeros em sistemas farmacêuticos.

Doutor e Mestre em Ciências Biológicas. Graduado em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase na estrutura e funcionamento de comunidades de rios intermitentes, regiões áridas, isótopos estaveis e ecologia trófica.

Doutora e Mestre em Biologia Celular e Molecular. Graduada em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de fisiologia animal comparada, atuando principalmente com os seguintes temas: fisiologia celular, transportadores iônicos, utilizando moluscos e crustáceos como modelos experimentais.

Doutor e Mestre em Botânica. Graduado em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Botânica e Ecologia Aplicada, com ênfase em Ecossistemas e Comunidades Aquáticas.

Doutor em Ciências Biológicas. Mestre em Ciências Farmacêuticas. Graduado como Farmacêutico Industrial. Atua na área da Química Medicinal em assuntos relacionados com a síntese e o planejamento de novos fármacos.

Doutor e Mestre em Filosofia. Graduado em Filosofia e Administração de Empresas. Pesquisa Ética, subjetividade, transcendência, autonomia, liberdade, alteridade, pluralismo ético e justiça social.

Doutora em Educação. Mestre e Graduada em Serviço Social. Tem experiência com planejamento de coleta seletiva e inclusão/formação de catadores.

Doutor e Mestre em Ciências Biológicas. Graduado em Ciências Biológicas. Atua na área de Morfologia: anatomia humana, histologia geral e embriologia geral.

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais. Especialista em Geografia Humana. Geógrafa e Bacharel em Direito. Pesquisa Legislação Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação.

Mestre em em Biometria e Estatística Aplicada. Graduada em Estatística. Atua nas linhas de pesquisa: Probabilidade e Estatística; Regressão e Correlação; Matemática; Pesquisa Operacional.

Doutor em Botânica. Mestre em Biologia Vegetal. Graduado em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em florística, taxonomia, ecologia e biogeografia.

Doutora e Mestre em Zoologia. Graduada em Ciências Biológicas. Tem experiência com Bioecologia, bioacústica de peixes marinhos, ecologia comportamental, conservação biológica e cavalos-marinhos.

Doutor e Mestre em Sociologia. Graduado em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia Urbana, tendo atuado com os seguintes temas: modernidade e pós-modernidade, requalificação/revitalização urbana e moradia irregular, ecologia humana e antropologia.