Arraiá do T21: Projeto de extensão do campus de João Pessoa promove ação para crianças com Trissomia do 21
Com o objetivo de desenvolver ações para o ensino das ciências biológicas de forma lúdica às crianças com T21 e seus familiares, o projeto de extensão “Biologia: Um olhar para a Trissomia do 21” promove, no sábado, dia 3 de junho às 9h, na Central de Aulas do Câmpus V, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa o “Arraiá do T21”.
De acordo com a coordenadora do projeto, a técnica em laboratório da UEPB Patrícia Keytth Rocha, a Trissomia do 21 (T21), antigamente chamada “Síndrome de Down”, é a condição genética mais comum de deficiência intelectual no mundo e ações que auxiliam a desenvolver as funções cognitivas dos indivíduos com T21 são importantes para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
“O projeto ‘Biologia: Um olhar para a T21’ visa a realização de eventos científicos, em datas comemorativas, para o ensino de biologia às crianças com T21 e seus familiares, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Neste sentido, nos encontramos na execução deste primeiro evento. Esperamos uma manhã divertida, educativa e de interação entre os estudantes do curso de Ciências Biológicas da UEPB com as crianças e seus cuidadores”, declara Patrícia.
Além das tradicionais barraquinhas juninas, brincadeiras coletivas e quadrilha, o evento contará com uma apresentação cultural do Projeto Universidade em Ação (PUA). Além deste, são parceiros nesta ação as empresas Festas em Casa JP, Master Transfer e Copiadora Carvalho, e as Organizações não Governamentais Instituto Primeiro Olhar, Ame Down, Amor T21 e Anima.
Texto: Juliana Marques