Abertura da Semana de Arquivologia da UEPB conta com discussão sobre perspectivas acadêmicas e profissionais

9 de abril de 2014

DSC04609Experiências inovadoras, perspectivas de atuação no campo acadêmico e profissional, esclarecimentos sobre campo de estágio, práticas de consultoria e atuação em grupos de pesquisa, importância da participação em eventos nacionais e internacionais, foram alguns dos temas discutidos na abertura da  1ª Semana Acadêmica de Arquivologia da UEPB, realizada na manhã desta quarta-feira (9), no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa.

A mesa de abertura do evento contou com a presença da coordenadora doDSC04598 curso de Arquivologia, professora Maria José Cordeiro de Lima, do diretor do Centro Acadêmico de Arquivologia, Bruno Pereira, da integrante da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia e do CAARQ, Adriana Soares, do diretor da Empresa Júnior de Arquivologia, Júnio Felipe de Figueiredo e do arquivista do Campus V da UEPB, Rafael Melo.

Na oportunidade, a professora Maria José Cordeiro de Lima, destacou a importância da realização de eventos que possibilitem discussões na área de Arquivologia num cenário distinto do espaço de sala de aula e enfatizou a relevância da atitude do CAARQ de suscitar debates relevantes para os estudantes. “A coordenação desde já apoia a iniciativa dos estudantes, que não só se torna relevante por apresentar o curso e as vertentes da área de Arquivologia aos estudantes, especialmente que estão ingressando, como permite que docentes e discentes interajam numa perspectiva diferente da DSC04612OKrelação em sala de aula”, avaliou.

O coordenador do CAARQ, Bruno Pereira, destacou a satisfação dos estudantes com a realização do evento, que, segundo ele contou com uma grande aceitação da comunidade acadêmica de Arquivologia, e, deverá integrar a agenda semestral do curso a partir de agora. “Apesar do pouco tempo de divulgação tivemos um número recorde de inscritos, e só não contamos com mais estudantes, inclusive de outras universidades participando por conta da limitação do espaço. Não esperávamos toda essa repercussão positiva e já nos programamos para tornar esse evento uma atividade semestral, com temáticas diferentes na área de Arquivologia a serem abordadas a cada edição”, explica.

A primeira palestra do evento “Diálogos Arquivísticos: compartilhando experiências e Perspectivas”.  contou com a participação do Arquivista do SESC e egresso da UEPB, Josivan Soares Ferreira; do Arquivista do IFPB, José Canuto da Silva Júnior; da Arquivista da UFPE, egressa da UEPB e Docente da UEPB, Danielle Alves; do arquivista egresso da UEPB e servidor da Secretária de Saúde de João Pessoa, Everaldo Bezerra Chaves e a arquivista do Senai e graduada pela UEPB, Régia Félix.

Durante a palestra os arquivistas participantes da mesa apresentaram diversos relatos de experiências e práticas no campo profissional e acadêmico de Arquivologia. Após as apresentações os estudantes puderam fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sobre a temática.

A Semana Acadêmica de Arquivologia prossegue até a sexta-feira, 11 de abril, com palestras, lançamento de livro, minicurso, oficinas, apresentação de monografias e atividades culturais.

Dentre os palestrantes estão confirmadas as presenças do Juiz do Tribunal de Justiça da Paraíba, Onaldo Rocha de Queiroga; o cantor, compositor e cordelista, Beto Brito; a professora de Arquivologia UFBA, doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea e mestre em Ciência da Informação, Jussara Borges de Lima; o palestrante e apresentador do programa “Papo Arretado” da RCTV, Beto Chaves; o palestrante e consultor empresarial, Eduardo Ramalho; além de docentes e pesquisadores do bacharelado em Arquivologia da UEPB e arquivistas egressos da UEPB e UFPB.

As atividades são norteadas pelas temáticas: Ciência da Informação, profissional arquivista, empreendedorismo e memória, gestão pública, tecnologia da informação e gerenciamento arquivístico.

O evento é voltado a discentes, docentes e profissionais de Arquivologia e áreas afins. Durante o evento haverá um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados à comunidade Riacho Doce, no bairro do Cristo, por meio de uma ação conjunta com o Projeto Cultural de Paz.

Acesse [wpfilebase tag=fileurl id=74 linktext=aqui /] a programação completa do evento.