Câmpus V sedia palestra promovida pelo PROFEI sobre inclusão de estudantes com surdez
O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que integra a Rede Nacional, realizou, nesta quarta-feira (17) no auditório do Câmpus V da UEPB, em João Pessoa, a palestra “Educação bilíngue de alunos surdos”, que será ministrada pela professora bilíngue de educação especial e mestranda em educação inclusiva Fernanda Carolina do Carmo. Participaram do evento intérpretes de libras, professores, técnicos administrativos e estudantes com interesse na temática.
Durante o evento a palestrante expôs os materiais que ela faz uso a partir de adaptações que podem facilitar a atuação do tradutor. Fernanda também explicou que a libras é uma linguagem que independe do português, não é uma língua submissa, reforçando a importância desta linguagem e pontuando as dificuldades enfrentadas para o processo de alfabetização das pessoas com surdez.
Para a professora e intérprete de libras Wandeylma Viégas a palestra sobre Educação Bilíngue de alunos Surdos foi muito enriquecedora pois destacou a importância da acessibilidade como direito fundamental e não apenas como recurso. “Foram exibidos materiais e adaptações de atividades que devem fazer parte da prática pedagógica, favorecendo a inclusão e o aprendizado dos alunos surdos. Ressalto ainda a necessidade de que a acessibilidade e a educação bilíngue estejam inseridas na grade curricular das instituições, garantindo uma formação mais justa e igualitária”, avalia.
Esse evento foi promovido pelo PROFEI, que é um curso de ensino híbrido com oferta simultânea nacional, constituído por uma rede nacional de instituições de ensino superior conduzindo ao título de mestre em educação inclusiva.
A UEPB foi aprovada no Edital 11/2021 de credenciamento e expansão da rede do mestrado profissional em educação inclusiva da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, visando à expansão da rede do PROFEI – Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, e assim foram abertos novos caminhos para a educação inclusiva no Estado da Paraíba, com a elaboração de projetos de extensão e de pesquisa, em âmbito nacional e internacional.
Texto e foto: Juliana Marques