Docentes de relações internacionais realizam Encontro voltado à criação de uma nova turma do Curso no âmbito do PRONERA

22 de agosto de 2025

Um grupo de docentes do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta quinta-feira (22), no Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança(CEAPPG) o I Encontro Acadêmico-Pedagógico para discutir a proposta de criação de uma nova turma do curso de Relações Internacionais, voltado exclusivamente a integrantes de movimentos sociais do campo.

Participaram da reunião presencialmente os professores do curso de Relações Internacionais, Carlos Enrique Ruiz, Filipe Reis e Raquel Melo; Gilmar Felipe, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba (MST-PB); e a graduanda em RI pela UFPB e militante do MST-PB, Mirna Lomanto. Estiveram presentes de forma remota o representante do INCRA, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fabrício Dias; o professor de história da UFPB, José Jonas Duarte; os representantes da Secretaria de Relações Internacionais do MST Nacional, Rodrigo Suñe e Messilene Gorete.

O encontro integra os esforços conjuntos da UEPB, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O objetivo é planejar, de forma colaborativa, o início de uma nova turma do curso de Relações Internacionais, com previsão de abertura para o ano de 2026.

Segundo os organizadores, o evento será um espaço para diálogo entre universidade, movimentos sociais e instituições envolvidas no PRONERA, com foco na construção de um projeto pedagógico que atenda às necessidades e realidades das populações do campo.

A proposta reforça o compromisso da UEPB com uma educação pública, democrática e socialmente referenciada, ampliando o acesso ao ensino superior para sujeitos historicamente marginalizados.

Texto: Juliana Marques
Foto: Thierry Lessa