Câmpus V da UEPB sedia lançamento de ciclo de debates para a concepção de políticas públicas de permanência estudantil

13 de agosto de 2025

Com a participação de estudantes, pesquisadores e gestores públicos, foi realizado nesta terça-feira (12), no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) o lançamento do Ciclo de Debates “Caminhos da Permanência”, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (SECTIES), por meio da Gerência Executiva de Assistência Estudantil.

Participaram da solenidade de abertura o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, professor Cláudio Furtado; a pro-reitora adjunta estudantil da UEPB, professora Shirleyde dos Santos; o diretor adjunto do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da UEPB, professor Vancarder Brito; o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, professor Rubens Freire; o gerente-executivo de assistência estudantil da SECTIES, Tulhio Serrano; o diretor de assistência estudantil e representante da pró-reitora de assuntos estudantis do IFPB, Fillipe Perantoni, e o diretor da União Nacional dos Estudantes na Paraíba, Fernando Alves.

De acordo com o professor Claudio Furtado, o ciclo de debates “Caminhos da Permanência” foi idealizado a partir do diálogo com as pro-reitorias de graduação e assistência estudantil das universidades do Estado diante de uma conjuntura nacional de evasão nos cursos de ensino superior. “De acordo com o MEC nós vivenciamos no Brasil um alto índice de evasão nos cursos de ensino superior, em torno de 40%. A partir do momento em que o processo de ingresso dos estudantes no ensino superior se dá através de uma prova nacional, em que muitos se deslocam do local onde estão suas famílias e precisam se manter em outras cidades, é necessário pensar em políticas de permanência para permitir que estes estudantes possam concluir seus cursos”, analisa o secretário.

Para o professor Vancarder Brito, é necessário que se reflita sobre as novas formas de convivência que são fruto do cenário pós-pandêmico. “Passamos por uma pandemia e hoje ninguém dialoga mais sobre os efeitos desse período que mudou o modo de socializar e que corrói nossas formas de concepção do conhecimento, o que gera repercussões nessa questão da permanência de estudantes. Então, estou muito feliz com essa iniciativa que deve dar um suporte importante relacionado à assistência estudantil”, avalia.

A professora Shirleyde dos Santos lembrou que a UEPB possui uma política consolidada de assistência estudantil a partir dos diversos programas da Instituição, e destacou que recentemente também foi criada uma coordenação com o objetivo de acompanhar os estudantes que ingressam por meio das políticas de cota. “A educação sempre foi muito direcionada às elites e quando a gente tem uma universidade estadual que está em todas microrregiões do estado, e com uma política de cotas para o acesso a grupos que permaneceram excluídos das universidades, precisamos pensar também na permanência. E esse diálogo com a SECTIES é muito importante para ampliarmos nossos programas e desenvolvermos ações conjuntas, como este ciclo de debates”, declara.

Caminhos da permanência

O ciclo de debates “Caminhos da Permanência” tem o intuito de identificar boas práticas e experiências exitosas no campo da permanência, fortalecer as ações já empreendidas junto a esse público, estimular soluções coletivas e aplicáveis, dentre outros objetivos.

Ao longo desta primeira etapa, o ciclo passará pelos Câmpus I (Campina Grande), III (Guarabira), IV (Catolé do Rocha) e VI (Patos) da UEPB e o Câmpus I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A proposta inclui a realização de oficinas, mesas de debate e escutas abertas, valorizando tanto as falas dos estudantes quanto as contribuições de gestores e especialistas. A estratégia inclui a construção participativa das pautas locais, registro sistemático das discussões e sugestões, produção de relatórios técnicos com encaminhamentos e interlocução direta com os setores responsáveis por políticas públicas.

Programação completa – Etapa I (Agosto):
12/08 – 09:30 – Abertura dos Ciclos de Debate UEPB – Campus V / João Pessoa
21/08 – Manhã Ciclo de Debate UEPB – Campus I / Campina Grande
22/08 – Manhã Ciclo de Debate UEPB – Campus III / Guarabira
26/08 – Manhã Ciclo de Debate UFCG – Campus I / Campina Grande
27/08 – Manhã Ciclo de Debate UEPB – Campus IV/ Catolé do Rocha
28/08 – Manhã Ciclo de Debate UEPB – Campus VI / Patos

Texto: Juliana Marques.
Fotos: Mateus de Medeiros