PPGDARQ realiza iniciativas de internacionalização em parceria com instituições latino-americanas

23 de maio de 2025

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem se consolidado como um polo de excelência em diversas áreas, e a internacionalização de seus programas de pós-graduação é um reflexo desse compromisso. Com a finalidade de receber estudantes de mestrado e doutorado de instituições estrangeiras da América Latina e Caribe, o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos Arquivísticos (PPGDARQ) recebeu, recentemente, para um intercâmbio acadêmico e cultural, estudantes procedentes de La Paz, Bolívia. Essa iniciativa é promovida pelo Programa Move América Latina y el Caribe da CAPES.

Os estudantes bolivianos e bolsistas selecionados para este intercâmbio de mestrado sanduíche são Aydee Flora Trujillo Ruiz, cujo tema de trabalho está relacionado com o “Estado de arte de la gestión de documentos digitales en Brasil (2014-2024)” e Salomón Monasterios Calzada, desenvolvendo o trabalho: “Herramientas archivísticas de gestión de documentos según Normas Internacionales: Caso Universidad Estatal de Paraíba (Brasil) y Universidad Mayor de San Andrés (Bolivia)”. Ambos estão elaborando suas dissertações de mestrado e são da Faculdad de Humanidades de La Carrera de Ciencia de la Información de La Universidad Mayor de San Andrés. As docentes do PPGDARQ que supervisionam o estágio dos estudantes são as professoras Eliete Correia dos Santos e Jacqueline Echeverría Barrancos.

De acordo com a professora Eliete, no âmbito do Mestrado Profissional, o foco na gestão de documentos arquivísticos ganha uma dimensão de experiência na América Latina. “Os estudantes trouxeram consigo a realidade e os desafios de seus próprios contextos institucionais e documentais da Bolívia, permitindo comparações, discussões aprofundadas e a busca por soluções inovadoras e troca de saberes com o Brasil. As aulas, orientações e pesquisas na UEPB oferecem ferramentas e perspectivas que eles pretendem aplicar para aprimorar os sistemas de gestão de documentos em seu país de origem. A troca de ideias com professores e colegas brasileiros é constante, criando um ambiente fértil para o desenvolvimento de projetos e a construção de uma rede profissional robusta”, avalia.

A professora Jacqueline também reforça que o recebimento dos estudantes da Bolívia no PPGDARQ está sendo uma valiosa experiência. “Ao chegarem à João Pessoa, os estudantes bolivianos embarcaram em uma jornada que vai além das salas de aula. Longe da altitude de La Paz e imersos na cultura paraibana, eles enfrentam o desafio da adaptação a um novo cotidiano. Essa adaptação cultural é um capítulo fundamental em sua vivência, moldando não apenas sua experiência acadêmica, mas também seu crescimento pessoal e profissional. Além disso, ela fomenta a criação de redes de contato, essenciais para a vida acadêmica e profissional futura” explica.

Para a estudante Aydee Flora Trujillo Ruiza a experiência do intercâmbio foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos em arquivologia e gestão de documentos digitais, e nas novas tendências e perspectivas teóricas que se desenvolvem nessa área no Brasil. “Esses desenvolvimentos positivos complementarão minha formação acadêmica. Também pude conhecer e interagir com professores, alunos e equipe administrativa do Programa de Pós-Graduação, e recebi um tratamento caloroso e respeitoso. Após a conclusão da minha bolsa, retornarei ao meu país com uma riqueza de conhecimento e ferramentas técnicas que me ajudarão muito no meu desenvolvimento profissional”, celebra a discente.

O estudante Salomón Monasterios Calzada, reforça que durante os estudos no PPGDARQ foi possível adquirir valiosas competências acadêmicas e profissionais. “Os cursos de Metodologia Científica e Gestão de Projetos de Arquivo foram fundamentais para fortalecer minhas habilidades de pesquisa e organização. Os professores ofereceram orientação rigorosa e clara, promovendo o pensamento crítico e a análise sistemática. Essa experiência enriqueceu significativamente minha perspectiva profissional”, declara.

SELAPARQ

As experiências dos estudantes serão compartilhadas durante o Seminário Latino-Americano de Pesquisa em Arquivologia (SELAPARQ), que será realizado nos dias 29 e 30 de maio, de forma híbrida, com atividades presenciais no auditório do Câmpus V da UEPB e transmissão pelo canal do Projeto SESA online.

A abertura do evento será dia 29 de maio às 19h com a mesa “Experiências no Programa Move La América y El Caribe: Intercâmbio Cultural: Brasil – Bolivia”, com as professoras Eliete Correia dos Santos e Jacqueline Echeverría Barrancos. Na sequência será realizada uma mesa sobre o panorama das pesquisas dos estudantes que participaram do intercâmbio da CAPES, Aydee Flora Trujillo Ruiz e Salomón Monastérios Calzada.

No dia 30 de maio, às 18h40 será realizada a mesa “Arquivística e Gestão Documental na América Latina: Experiências do México e da Bolívia”, com a participação do professor da Universidad Autônoma de San Luís Potosí, no México, Juan Miguel Castillo Fonseca, que abordará a temática “Panorama de los Archivos en México y el Desarrollo de la Archivística como Ciência de la Información”; e a professora da Universidad de San Andrés, na Bolivia, que tratará da “Gestión Documental en Bolivia: Retos y Oportunidades”. Ambos os pesquisadores são orientadores dos estudantes intercambistas Aydee Ruiz e Salomón Calzada. A mesa será mediada pelo coordenador do bacharelado em Arquivologia, professor Josemar Henrique de Melo.

Na oportunidade haverá a celebração pelos 9 anos de criação do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade (GPAS), que ao longo de sua trajetória tem contribuído de forma significativa para a formação de pesquisadores, a produção de conhecimento e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na área da Arquivologia. “O aniversário do GPAS confirma o desenvolvimento da Arquivologia, principalmente, a partir da UEPB, pelo curso de Arquivologia, agora tendo a possibilidade da ampliação, com investigações na pós-graduação com o PPGDARQ”, avalia o professor Josemar.

O SELAPARQ é uma iniciativa dos grupos de pesquisa Arquivologia e Sociedade (GPAS) e Laboratório de Empreendedorismo, Gestão e Inteligência (LABEGI), coordenados por professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGDARQ). O Evento tem o propósito ampliar o diálogo latino-americano em torno da pesquisa arquivística, promovendo o intercâmbio acadêmico e cultural, e fortalecendo redes de cooperação científica voltadas à inovação, à gestão documental e às práticas educativas em arquivos. A perspectiva é que o evento consolide uma rede de estudos latino-americana estabelecida entre os pesquisadores da UEPB e das universidades latino-americanas parceiras.